Convívio no Vale da Carreira

10-07-2012 18:13

Mais uma vez, a Associação LAVRAR – Liga dos Amigos do Vale da Carreira levou a efeito um convívio, que tradicionalmente ocorre num fim de semana por alturas do São João. Por coincidência de calendário, este ano precisamente nos dias 23 e 24 de Junho.

Tivemos a sorte de estar bom tempo! Apesar das dificuldades e constrangimentos decorrentes da situação do país, ainda se conseguiu reunir cerca de uma centena de convivas.

 

O programa começou com missa na Capela do Caniçal, na qual foram lembrados os nossos antepassados. Seguiu-se o arraial à nossa moda, com sardinha assada, bifanas/entremeada e que culminou com um caldo verde. E tudo acompanhado das habituais bebidas e de variados doces/sobremesas, alguns oferecidos pelos participantes.

A animação não faltou e houve mesmo ocasião de relembrar a tradição de saltar a fogueira do São João.

No Domingo, decorreu a Assembleia Geral Ordinária da LAVRAR, com eleição de alguns novos membros dos corpos gerentes, bem como o almoço encomendado a um restaurante da região. Ao longo da tarde, muitos dos que vivem fora começaram a regressar, mas os jogos de cartas continuaram até à noite.

 

 

Salienta-se o excelente ambiente de confraternização dos nascidos e descendentes da aldeia (valecarreirenses), alguns dos quais só se encontram nestas alturas. Alguns dos nossos emigrantes aproveitam para marcar presença e assim manter os laços que os unem às suas origens.

A música esteve sempre presente, para animar o convívio. Até houve “karaoke”, tendo inclusive alguns bem jovens mostrado os seus talentos.

É oportuno e justo deixar aqui agradecimentos, mesmo correndo o risco de não contemplar todos: às entidades locais (CM e JF) pelas ajudas financeiras e logísticas; aos membros do clero que sempre se juntam a nós e ajustam o horário das missas; aos dois valecarreirenses, pintores, que ofereceram quadros para serem rifados (junto à fogueira dos madeiros, na próxima Noite de Natal); aos que se voluntariaram com a música e aparelhagem; aos que deram o seu contributo no arranjo do local, na confecção e distribuição dos alimentos; aos que cederam energia eléctrica; etc…

Obrigado, pois, a todos pelos contributos dados à Associação LAVRAR, que bem precisa do nosso apoio. Ficamos já à espera do próximo convívio, daqui a três anos, nos mesmos moldes e, pelo menos, com a mesma animação.

 

Zé Luís