Escuteiros

CORPO NACIONAL DE ESCUTAS
ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS
AGRUPAMENTO 157
Edificio da Rodoviária
6150 - 441 PROENÇA A NOVA

  

Escuteiros - Agrupamento 157

Raid Nocturno: Os Sons da Noite

“No dia 6 de Março, os exploradores realizaram um raid nocturno nos arredores de Proença. Neste raid o tema era “os sons dos animais nocturnos”. (Patrulha Águia).

O tempo, pelo que mostrava, não parecia querer dar-nos oportunidade de realizar esta actividade. Estava vento e muito frio, mas a alegria e a vontade de caminhar, fez-nos ter forças para avançar. Para nos orientarmos precisámos de uma carta militar e um escalimetro. Partimos às 20.00 horas e tivemos algumas dificuldades, enganámo-nos nas coordenadas e assim fomos parar ao lugar errado, mas como nos ajudámos uns aos outros encontrámos o ponto certo (Patrulha Veado), … mas nós fomos os primeiros a encontrar as coordenadas e ajudámos a patrulha Gazela, pois estavam um pouco à nora. No raid realizámos alguns pontos que seguimos pelos sons imitados pelos Chefes e/ou Caminheiros sobre os animais. (P.A) … Aprendemos coisas sobre o pintassilgo, o mocho, a raposa e a rã (P. V.) … através das fábulas. A vida dos animais nestas fábulas ensinou-nos coisas para a nossa própria vida. (P.A)

Chegámos à Sarzedinha às 23.00 horas (P.V) … e fizemos a oração da noite na Capela de N. Srª da Boa Nova. Depois dormimos nas instalações da Associação dos Amigos da Sarzedinha (P. A.)

Foi um raid assustador. No início tínhamos medo de nos perder e pensávamos que os caminheiros nos iam pregar partidas, mas não. Nós pensávamos que não íamos gostar do raid, mas acabamos por adorar… pudemos conhecer-nos melhor e ficarmos mais unidos. (P. Gazela) … Fez-nos ver como somos por dentro e por fora, as pessoas em que nos transformamos conforme as ocasiões do nosso dia a dia. Nós começamos em primeiro lugar e terminamos em último, mas a patrulha percebeu que o mais importante é divertirmo-nos e aprender com os nossos erros. (P.V.)

Regressamos após a oração da manhã e a elaboração dos relatórios. A meio do caminho ainda tivemos tempo para fazer algumas varas e pelas 12.00 h regressamos a casa.

Este raid foi fantástico, lindo e não há palavras para o descrever (P. G.).

A IIª Secção

 

VIVER o ESCUTISMO com... S. PAULO

  PROMESSAS 2009 Domingo, Dia 15 Fevereiro 2009

As melhores saudações escutas.Viver o Escutismo com... tem todo o sentido quando é vivido na prática do grande Encontro de Compromisso: as Promessas.
Aconteceu novamente este ano a Grande Festa das Promessas no Agrupamento 157 – Proença-a-Nova. E como Eucaristia significa Acção de Graças tínhamos de as celebrar nesse Encontro com o Mestre. E sendo Escutismo Católico Português faz todo o sentido que seja com a Comunidade paroquial. Foi bom ver toda a Família Escuta reunida para a Festa.   
 Este ano com S.Paulo prepará-mo-las durante a tarde de sábado, dia catorze de Fevereiro. Fizemos a formatura às 16h00 no recinto do Terminal Rodoviário e foi um gosto ver os Bandos, as Patrulhas e Equipas partirem à descoberta desde Tarso até Jerusalém passando por Damasco onde se encontraram com Ananias. Chegados ao último ponto – A Missão, tinha de ser no Seminário, foram convidados ao encontro com o Outro. Cantou-se, descobrindo novas músicas e pontos de apoio. Jantámos juntos e pelas 21h30 fizemos a VELADA D’ ARMAS na Igreja Matriz aberta a toda a comunidade. Foi o momento de proclamar a Lei da Alcateia e as Máximas dos Lobitos e a Lei e os Princípios do Escutismo, bem como de abençoar as nossas “Armas” que nos identificam: os lenços e boinas, as insígnias e as varas dos caminheiros.
Domingo, dia 15 de Fevereiro, na Eucaristia, celebrámos as PROMESSAS sob a protecção de N. Sr.ª da Assunção na nossa Igreja Matriz de Proença-a-Nova.

            

Foi com satisfação que depois das provas dadas, três Pata-Tenras, dez Noviços Exploradores, oito Noviços Pioneiros e quatro Noviças Caminheiras prometeram da Melhor Vontade estar Sempre Alerta e Servir. 

O nosso Assistente realçou a necessidade de humildemente prostrarmo-nos diante do Mestre e reconhecermos as “lepras pessoais” e seguir em frente com a coragem dos que sabem enfrentar os desafios de frente e cara levantada. Estiveram connosco os Agrupamentos de Cebolais de Cima, Mouriscas, Oleiros e Sertã, bem como toda a Família escuta. O Provedor da Santa Casa da Misericórdia e o Vereador da Cultura marcaram a sua presença amiga. O Presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários foi de uma total disponibilidade. A Junta de Freguesia esteve igualmente associada como sempre.           

Seguiu-se o Almoço Partilhado pelas 13h00 no Recinto do Seminário que sempre tão bem e prontamente nos recebe. Bem-hajam.
A incansável Comissão de Pais fez uma canja caseira de comer e repetir, e toda a Família Escuta esteve envolvida no convívio / festa. Foi um partilhar de sabores caseiros e manjares doces bem como de bons vinhos novos.
Cedo, porque no dia seguinte era dia de trabalho e o estudo tem de ser contínuo, despedimo-nos a cantar com a certeza de nos voltarmos a reunir. Unimos as mãos e deixando o local arrumado acabamos o dia que decerto ficará na memória como uma acção de graças.