Agir para a mudança:Faça de si uma pessoa mais saudável!”

03-11-2010 22:20

TÉTANO:  Ainda mata em Portugal!

 

Apesar de ser facilmente prevenido, o Tétano é um grave problema de saúde pública que ainda mata em Portugal, sendo responsável por 40% de mortes em pessoas infectadas com mais de 60 anos, sendo a mortalidade também elevada nos recém-nascidos, já que estes apresentam, naturalmente, um sistema imunitário mais frágil.

O Tétano é uma doença causada pela bactéria Clostridium Tetani a qual, uma vez no organismo humano, germina e produz uma poderosa toxina – tetanospasmina - que ataca o sistema nervoso central, causando contracções musculares intensas que poderão generalizar-se a vários músculos, dificultando inclusivamente a fala, a deglutição e a respiração. A posição de opistónio (cabeça esticada para trás e com a coluna arqueada) também se pode incluir no quadro sintomatológico.

Não se tratando de uma patologia contagiosa, o Tétano não se transmite de indivíduo para indivíduo. A bactéria é encontrada nas fezes de animais ou humanos depositadas no solo, pelo que a infecção ocorre mediante a penetração de Clostridium Tetani no organismo através de ferimentos causados por instrumentos e simples paus contaminados com terra e pó da rua, agulhas, pregos, mordeduras de animais e unhas encravadas. As feridas por esmagamento e as queimaduras podem constituir também uma porta de entrada a este agente bacteriológico.

Esta patologia gravíssima pode atingir qualquer pessoa e em qualquer idade, sendo a vacinação o meio mais seguro e eficaz de protecção contra esta doença, mediante a administração de várias doses e respectivos reforços das vacinas DTP (contra a difteria, tétano e tosse convulsa) ou  Td (antitetânica e antidiftérica) ao longo da vida.

Por este motivo, é imprescindível o cumprimento fiel do Plano Nacional de Vacinação. Caso o seu esteja desactualizado, deverá dirigir-se o mais rapidamente ao seu enfermeiro de família para regularizar o seu calendário vacinal de forma a que o seu sistema imunitário crie as defesas necessárias para assegurar a sua protecção num possível contacto com esta bactéria. A vacinação é gratuita, basta dirigir-se ao seu centro de saúde.

O documento de comprovação de imunidade é o boletim individual de vacinação. Deverá, portanto, reconhecê-lo tão importante como qualquer outro documento, guardá-lo junto dos documentos de identificação pessoal e trazê-lo sempre consigo.

Não sendo possível eliminar a bactéria do meio ambiente é importante que todas as pessoas estejam vacinadas adequadamente, porque o que parece um simples ferimento pode transformar-se num pesadelo que por vezes termina em morte!

            A sua saúde depende de si, por isso, seja responsável por ela! Nunca se sabe quando vai estar em contacto com o bacilo do tétano!

Em caso de dúvida ou sempre que necessitar recorra ao seu enfermeiro de família ou na sua inexistência aos enfermeiros do seu Centro de Saúde. Vivemos a nossa profissão em prol dos nossos utentes/doentes! Estamos aqui ou no nosso local de trabalho para o ajudar!

As enfermeiras:

Daniela Martins, Liliana Duarte, Maria de Fátima Morgado, Maria Hermínia Manso e Paula Agostinho.