Agrupamento 157 dos Escuteiros de Proença

19-11-2014 17:09

No dia de limpeza da mata e escalada

 

No dia 25 de Outubro de 2014, os pioneiros, os caminheiros e os chefes do agrupamento 157 de Proença-a-Nova partiram para um dia de campo que começou com a limpeza de um local e seguiu depois para uma atividade de escalada.
Reunimo-nos todos na sede do nosso agrupamento pelas 9 horas da manhã, munidos de luvas de trabalho, sacos do lixo e almoço. Partimos de seguida para o local que iríamos limpar, na margem do rio ocreza. Quando chegámos ao local observámos como este se encontrava bastante maltratado e sujo. Dividimo-nos então em quatro grupos para apanhar o lixo, um grupo ia apanhar o plástico, outro o papel, outro o vidro e outro iria fazer e colocar placas que diziam: “Não vazar lixo”.
Ficámos chocados com a quantidade e com as diferentes coisas que encontrávamos lá, desde sapatos a pneus, era algo chocante pois observámos que ainda existem pessoas no nosso mundo que não se importam com o mesmo, não o tentam proteger nem preservar, e isso é algo que devia ser combatido ao máximo.Após a recolha do lixo ficámos felizes por saber que tínhamos deixado o mundo um pouco melhor.
Partimos depois para o local de escalada. Pelo caminho depositámos o lixo que tínhamos apanhado nos ecopontos. Quando chegámos às Portas de Ródão, no Sobral Fernando, fomos até ao local onde se encontrava a parede de escalada.
Aí, enquanto uns almoçavam outros faziam escalada. Depois de todos terem feito pelo menos uma vez escalada e de terem almoçado, aqueles que já não queriam fazer mais foram em busca de uma gruta que nos tinha sido recomendada pela sua beleza. Vindos dessa gruta, juntámo-nos com o resto do nosso grupo e fomos embora cada um para as suas casas, felizes por termos deixado o mundo um pouco melhor do que o encontrámos.

Ana Raquel Afonso (guia da equipa Pedro da Fonseca)