CITAÇÕES ( natalícias )

23-12-2014 12:24

Nossa Senhora da Visitação

“Nossa Senhora da Visitação é a padroeira das Santas Casas da Misericórdia -  “ Foi na caridade, feita disponibilidade e discrição, praticada pela Virgem Maria, quando se dirigiu solícita a casa de Isabel, para a assistir nos dias da maternidade, surgida na sua velhice, que se inspiraram as Confrarias da Misericórdia, no cuidado e auxílio prestado aos pobres, aos doentes e  a todos quantos se encontram em provação, tomando como norma de vida as palavras proferidas por Jesus ao falar do juízo final e que a Igreja sintetizou nas Obras de Misericórdia”.
( da homilia de D. José Alves, arcebispo de Évora, a 29 de maio de 2014, na Eucaristia do XI Congresso Nacional das Misericórdias, em Évora, evocando a memória de Nossa Senhora da Visitação, padroeira das Santas Casas da Misericórdia).

João Batista e o Advento

“ Neste período do Advento – o tempo que nos prepara para o Natal – é-nos proposta, de novo, a figura de João Batista. Ele foi enviado por Deus a fim de preparar o caminho para a vinda do Messias. A todos os que iam ter com ele, pedia uma profunda mudança de vida . “ Produzi frutos de sincero arrependimento” ( Lc 3,8). E a quem lhe perguntava :” Que devemos, então, fazer? “ ( Lc 3,8), respondia: “ Quem tem duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma, e quem tem mantimentos faça o mesmo”. (…) Experimentemos viver assim. É claro que Jesus não deixará de nos fazer sentir o cêntuplo. Teremos então a possibilidade de continuar a dar. No final, Ele vai dizer-nos que tudo o que tivermos dado, seja a quem for, foi a Ele que o demos”.
( Palavra de Vida do mês de Dezembro de 2014)

Anúncio do Nascimento de Jesus

 “ E, quando ali (em Belém)  se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria. Na mesma região encontravam-se uns pastores (…) O Anjo disse-lhes: “ Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor”.  
Do Evangelho de S. Lucas(  2, 6-11)

Vamos lá ver

 “A noite era longa mas a vigília foi breve. O Anjo tirou-lhes o medo e deixou-lhes a novidade: “Alegrai-vos, porque nasceu hoje, na cidade de David, um Salvador (Lc 2,11 ). Deixemos o Anjo continuar o seu voo e juntemo-nos aos pastores, que, se recebem visita de anjos, hão de ser gente de bem. “ Vamos a Belém para vermos o que aconteceu.”. E foram e nós com eles. “ Quando O viram, começaram a contar o que lhes tinham dito a respeito daquele Menino”. Os pastores regressaram, louvando a Deus “por tudo o que tinham ouvido e visto”. Quanto a nós, fiquemo-nos ainda no aconchego da visita e da vista.
Não bastava ouvir a novidade, era preciso ir. Não bastava ir, era preciso ver. Não bastava ver, foi preciso compreender, e por isso louvaram e bendisseram. No relato de Natal de S.Lucas, o “ver” surge-nos como uma sequência de coordenadas de GPS, um mapa que nos indica o caminho para o coração daquela noite. Os pastores tornam-se para nós  guias de visão, não deixando que percamos Deus de vista. Um método que trinta anos depois Jesus repetiu àqueles que o seguiam: ”Vinde e vereis” ( Jo. 1,39)
Aristides Neiva  in “ Ação Missionária” , dezembro 2014

Natal é fermento

O Natal não é ornamento:
é fermento.
É um impulso divino
Que irrompe pelo interior da história.
Uma expectativa de semente lançada.
Um alvoroço que nos acorda
Para a dicção surpreendente que Deus
faz da nossa humanidade.
O Natal não é ornamento:
é fermento.
Dentro de nós recria, amplia, expande.
P. José Tolentino Mendonça
(In blog.ecclesia.pt/2009/12)