Em Fátima - Mariápolis 2015

13-10-2015 18:49

Realizou-se em Fátima, de 1 a 4 de agosto, o encontro anual do Movimento dos Focolares/Obra de Maria denominado “Mariápolis” (cidade de Maria). As cerca de 800 pessoas vindas de todo o país, incluindo Açores e Madeira, viveram estes dias em união e partilha com a força de Chiara Lubich. Para além do grupo dos jovens, funcionava também, em simultâneo, um grupo de adolescentes, um grupo de famílias, um grupo de adultos e ainda um grupo de religiosos, religiosas e sacerdotes.

Dos participantes da nossa paróquia, eu fazia parte do grupo que se estreava e, apesar de conhecer o movimento, a expetativa era grande. O ponto de encontro foi no Centro Pastoral Paulo VI em ambiente informal e descontraído onde ficámos a conhecer o programa e os locais respetivos, animados musicalmente por uma banda juvenil que, aliás, estaria presente ao longo de toda a Mariápolis. Neste primeiro momento de acolhimento formaram-se grupos que facilitaram o conhecimento entre os participantes. 

As atividades e experiências decorreram à volta de quatro temas: cultura do encontro; inventar a paz; cultura da confiança – o perdão, e mistério de comunhão – a Eucaristia. Explorando estes temas e privando com outras pessoas sentimos que era Cristo que vinha ao nosso encontro. Cada dia éramos convídados a viver a Palavra de Vida.

Nestes dias, com o carisma de Chiara Lubich sempre presente, houve lugar a celebrações; fóruns de reflexão e debate (“redes sociais: sozinho no meio de 500 amigos?”,  “Contigo … Eu encontro-Me…”, “Que periferias frequento?, …); partilha de experiências pessoais; música; visitas (mosteiro da Batalha, Valinhos e Aljustrel, …); jogos (gincana, Geocaching, …); encontros por grupos (formados no primeiro dia); entre outros momentos de partilha. Nós, participantes da Mariápolis (“mariapolitas”), tomámos conhecimento de outras realidades e vivências que, embora diferentes das nossas, nos ajudaram a perceber que não estamos sós. Estas partilhas mostraram-nos como construir relações fraternas, viver o Evangelho no nosso quotidiano (na família, no trabalho, nas relações sociais, …) e como transformar positivamente o ambiente onde vivemos.

Estes dias em família, da família de Chiara, preencheram os corações de todos os que construíram a Mariápolis e, no final, ficou o convite a sairmos do nosso espaço de conforto e caminharmos ao encontro dos que mais precisam. Ficou, sobretudo, o apelo a construirmos com outros relações de confiança, reconciliação e comunhão praticando o amor no dia-a-dia segundo o exemplo e a palavra de Jesus.

 

Margarida Cardoso