Famílias de Caná - Retiro em Proença

29-07-2014 15:47

Realizou-se, no passado fim de semana de 12 e 13 de Julho, no Seminário do Preciosíssimo Sangue, um retiro “Famílias de Caná”. Foi orientado pelo casal Teresa e Niall, residem em Mogofores (Anadia).  Referiu a Teresa “a nossa equipa era muito pequenina: Mas Deus gosta muito de baralhar as nossas contas e multiplicar a nossa alegria, retirando-nos as seguranças humanas que ainda julgamos possuir: se neste retiro tivemos a equipa mais pequena de sempre, tivemos também o maior número de crianças de sempre!”, também com o apoio e testemunho da Rute e do Serge.  Depois da receção inicial e da troca de conhecimentos, passámos à oração da manhã. Seguiu-se o tema: o primeiro ensinamento: “escuta Israel – o shemá de Jesus”, com reflexão pessoal e conjugal. O segundo ensinamento centrou-se no tema: “a fonte de água viva – os sacramentos da família”, também seguido de reflexão. A Eucaristia aconteceu ao meio dia, na capela do seminário, celebrada pelo padre Virgílio que sorriu ao ver tantas crianças, e cheio de alegria confessou que não se lembrava de celebrar uma eucaristia para tantas crianças ali no seminário. Seguiu-se o almoço partilhado com espaço de convívio e troca de experiências. A parte da tarde não podia ter iniciado da melhor maneira com um espetáculo de magia e evangelização com Francisco Power, um dos seis filhos da família Power, que arrancou muitas gargalhadas aos miúdos e aos graúdos.
Às 15 horas seguiu-se outro ensinamento: “as cinco pedrinhas da família de Caná”.
Ser Família de Caná é um compromisso familiar baseado nas Cinco Pedrinhas: a Consagração a Nossa Senhora, o Canto de Oração, a Vida Sacramental, o Rosário e a Bíblia, e a Visitação.
Depois do lanche as crianças e os jovens apresentaram os trabalhados feitos ao longo do dia.
O terço familiar encerrou o dia, onde os momentos de oração em conjunto se misturaram com momentos de partilha e claro, de retiro, silêncio e ensinamentos para os pais.
No domingo, na missa paroquial, meditámos na Parábola do Semeador (Mt 13). No seu Blog referiu ainda a Teresa “rezei ardentemente por todas estas novas Famílias de Caná e pelas que já estão em caminhada há mais tempo, para que sejamos sempre boa terra, capaz de acolher a semente da Palavra, essa Palavra que chove sobre nós diariamente, quer nas leituras da missa diária, quer na meditação dos mistérios do terço, duas faces da mesma “pedrinha” de Caná...”.
No final conversámos com a Teresa que nos falou da sua experiência não só da Família de Caná como também da vivência cristã em família.
As famílias de Caná começaram com o desafio lançado pelo pároco da paróquia da Teresa e do Niall que os convidou a partilhar a vivência familiar e a espalhar a “nossa forma de rezar que é uma forma que contagia,  alegre e profunda. E a partir dai começámos a organizar um bocadinho para os pais das crianças da catequese e aos poucos foi-se tornando nos moldes atuais. Depois, através do blogue “uma família católica”, alargou-se muito para além do âmbito da nossa paróquia”.
Relativamente à oração em família, a Teresa referiu que,“não é fácil hoje na nossa sociedade colocar Deus em primeiro lugar na nossa família. Porque esta ideia parece algo de irreal, de difícil concretização, acham que é complicado; como é que vamos arranjar tempo. Nós tentamos desmistificar um bocadinho. Temos 6 filhos, trabalhamos os dois e conseguimos fazer esta oração familiar  todos os dias, a alegria, o canto, a dança, a missa ao domingo”. Introduzir a oração nas crianças logo de pequeninas é fundamental e depois torna-se um hábito. A Teresa diz mesmo que estes retiros, “quanto mais cedo se fizerem melhor, mesmo antes de terem filhos, por exemplo na preparação para o matrimónio, porque depois é difícil introduzir uma rotina a que eles não estão habituados. Para os nossos filhos torna-se tão natural como realizar outra atividade, é parte normal do seu dia-a-dia, colocar também Deus nas suas atividades diárias”.
Conceição Cardoso