Formação na Área da Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos

03-11-2010 22:22

1ª Formação arrancou no dia 14 de Outubro no Concelho de Proença-a-Nova

 

De acordo com o Decreto-Lei n.º 173/2005 de 21 de Outubro e o Decreto n.º 187/2006 de 19 de Setembro, a partir 31 de Dezembro de 2010, quem pretenda adquirir e fazer a aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos (herbicidas, insecticidas, fungicidas) terá de dispor de certificado de frequência de formação na área da Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos, reconhecida pela respectiva Direcção Regional de Agricultura.

O Município de Proença-a-Nova e o Centro Ciência Viva da Floresta em colaboração com a Escola Superior Agrária de Castelo Branco vão promover acções de formação nesta área, no concelho de Proença-a-Nova, com o objectivo de proporcionar aos agricultores as condições necessárias para poderem adquirir e aplicar herbicidas, insecticidas e fungicidas, nas suas explorações agrícolas.

Os formandos irão assim familiarizar-se com toda a gama de Produtos Fitofarmacêuticos e sua aplicação, bem como os equipamentos utilizados. Com a duração de 35 horas, a componente teórica deste curso irá ser ministrada em horário pós-laboral e a componente prática (cerca de 7 horas) irá ser ministrada num sábado em horário laboral.

A primeira turma teve início no dia 14 de Outubro pelas 19:00 horas, no auditório do Centro Ciência Viva da Floresta e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova e do director do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).

O número de inscritos já ronda as 3 centenas, o que comprova a necessidade e importância desta formação. As inscrições para futuras formações continuam abertas, no Centro Ciência Viva da Floresta e no Gabinete de Apoio ao Empresário.