II Encontro de Janeireiros

27-01-2015 18:59

O parque Urbano Comendador João Martins, recebeu no passado dia 10 de janeiro, o II Encontro de janeireiros. Vindos de todo o concelho cantaram as janeiras, recordando assim o nascimento de Cristo e celebrando a entrada num novo ano.
O Encontro, organizado pelo Município de Proença, pretendeu mais uma vez manter viva esta tradição, perpetuando a memória desta tradição que muito significado teve no concelho, onde continuam ativos diversos grupos que cantam cânticos que vêm da tradição que se perde nos tempos. Os grupos que agora continuam a tradição são mistos ou apenas masculinos, destacando-se no entanto o grupo do Alvito da Beira que é exclusivamente feminino.
O II Encontro teve o percurso que foi desde a Igreja Matriz até ao Parque Urbano. Foram 57 os janeireiros, divididos em grupos oriundos das aldeias de Pergulho, Corgas, Alvito da Beira, Cunqueiros, Caniçal, Vale da Carreira, Bairrada e São Pedro do Esteval, perpetuou a tradição.
Cada grupo apresentou o seu ritmo e o seu cântico, todos diferentes, mas todos com a tradição oral intacta há mais de um século.
A noite terminou com um jantar convívio na Cafetaria da Galeria Municipal.
C.C.