Os pioneiros da Geologia brilham na Universidade de Coimbra

11-06-2011 17:58

 

No corrente ano lectivo, abriu, pela primeira vez na Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, a disciplina de Geologia no 12º ano. Uma das actividades desenvolvidas, no âmbito da disciplina, decorreu nos dias 17 e 18 de Março de 2011, em que a turma de Geologia se deslocou à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), com o intuito de participar no VI Congresso dos Jovens Geocientistas “Diálogos com o Planeta Azul”. O congresso foi centrado nos alunos e procurou o desenvolvimento de competências promotoras da literacia científica e de cidadania. Quinta-feira, dia 17, os alunos chegaram ao Departamento de Ciências da Terra (DCT) onde, ao longo do dia, realizaram actividades práticas sobre microscopia petrográfica, sísmica, detecção remota e radioactividade nos laboratórios do DCT. Por volta das 17 horas, os alunos e o professor Bruno Henriques visitaram, ainda, o Museu da Ciência, sendo guiados por uma das organizadoras. Ao fim da tarde, a comitiva recolheu à Pousada da Juventude de Coimbra.

No 2º dia do Congresso (18 de Março), decorreu a recepção e entrega de documentação no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, dando-se posteriormente início à Sessão de Abertura do VI Congresso dos Jovens Geocientistas - “Diálogos com o Planeta Azul”. Seguiu-se uma série de apresentações orais, dinamizadas por professores convidados e alunos de escolas básicas e secundárias de todo o país. Por volta das 11 horas, os alunos da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, representados pelo Daniel Ramos (12ºB), Patrícia Martins (12ºA), Catarina Gonçalves (12ºA) e João António Farinha (12ºA), iniciaram a sua apresentação oral, em PowerPoint, com o título “A História da Terra”. Esta apresentação contemplou os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, na disciplina de Geologia, subordinados aos temas “O Início da Vida”, “A Era das Trilobites”, “A Era dos Dinossauros” e “O Reino dos Mamíferos”. Por volta das 15 horas e 30 minutos, decorreu uma exposição de posters elaborados pelos vários alunos participantes no Congresso, inclusive os de Proença-a-Nova.

O balanço desta participação foi bastante positivo, uma vez que o professor e os alunos congratularam-se com a partilha de experiências entre as comunidades científica e estudantil de todo o país.

Pâmela Santos e Paula Tavares do 12ºB e o professor Bruno Henriques