Portalegre inundou-se de esperança

25-08-2014 16:07

A região de Portalegre-Castelo Branco realizou de 2 a 7 de agosto, o seu XV ACAREG sob o lema “As razões da nossa esperança”. A Serra de S. Mamede em Portalegre foi o local escolhido para juntar 540 escuteiros. Pela 1ª vez, tivemos num acampamento regional um contingente estrangeiro, nomeadamente a presença do Agrupamento Nº1 da Guiné Bissau.
Dentro do grande tema, cada secção teve o seu próprio imaginário: “Moisés, Homem de Esperança”, na Iª secção; “Pelos caminhos dos Apóstolos”, na IIª secção; “O Povo de Deus no caminho do deserto”, para a IIIª secção e para a IVª secção “Viver a Esperança”.
Os primeiros 2 dias foram dedicados às construções da “Cidade da Esperança”. Durante a tarde do 2º dia, tivemos 2 grandes momentos; a abertura oficial do XV ACAREG 2014, onde se salienta a boa notícia dada pela Sra. Presidente da Câmara de Portalegre dizendo que o espaço onde estava a decorrer o ACAREG iria ser cedido ao Agrupamento de Portalegre; o segundo momento, um dos pontos mais altos, foi a celebração da Eucaristia presidida pelo nosso Bispo D. Antonino Dias. Pudemos neste momento alimentar o nosso espírito, para nos fortalecer das razões da nossa esperança. Ainda o segundo dia não tinha terminado e já a azáfama em campo era grande. Estavam a iniciar-se as atividades tão desejadas. A cidade de Portalegre foi palco para algumas visitas e jogos de cidade.
Os lobitos viveram as suas grandes caçadas na zona da “Cidade da Esperança” e pela cidade de Portalegre. Os exploradores puderam ainda pernoitar no Reguengo e desfrutar da piscina. Os Pioneiros, no seu grande raid, foram até à Portagem onde também pernoitaram para chegar a campo no penúltimo dia. Já os caminheiros foram os primeiros a sair de campo para irem até Marvão onde pernoitaram e puderam contemplar um magnífico nascer do Sol, no castelo. Estes realizaram ainda algumas ações de serviço, quer na dádiva de sangue quer em algumas ações de rua.
Durante a tarde do quarto dia, ocorreu a visita do Chefe Nacional. Ainda a antecipar a última noite, houve a feira de trocas onde, entre diversas atividades, os escuteiros deveriam completar o seu guia de campo recolhendo 2 carimbos alusivos ao XV ACAREG, colocar no cinto também o símbolo do ACAREG, através de um ferro quente, e ainda tirar uma foto com BP. Na última noite, antes do grande Fogo de Conselho, e com uma lanterna dada a cada escuteiro, foi escrito em letras grandes XV.  Como nos disse o nosso Assistente Regional no final deste acampamento, “É tempo de guardar o lenço, mas de deixar as pontas de fora.”