Reuniu o recém criado Conselho Pastoral

31-10-2014 11:46

Arciprestado da Sertã

 

Em iniciativa inédita na diocese, no p.p. 8 de out. 2014, pelas 20h30, reuniu pela primeira vez o Conselho Pastoral do Arciprestado da Sertã. Este novo órgão da igreja arciprestal congrega representantes de sectores das diferentes pastorais: pastoral da liturgia, pastoral social, pastoral da família, pastoral das missões e pastoral juvenil e das vocações.
Dada a peculiaridade de ser um órgão recém-criado, foi nesta reunião apresentado pelo sr.º Padre Nuno Folgado, um projecto de estatutos com explicação de princípios, normas e objectivos dum Conselho Pastoral de Arciprestado.
Procedeu também o Pe Nuno Folgado à apresentação do plano pastoral da diocese para os próximos dois anos litúrgicos 2014-15 e 2015-2016, a serem vividos sob os temas «Igreja viva – Sal da Terra e Luz do Mundo» e «Igreja viva: Sacramento de salvação.»
Na referência feita aos procedimentos de análise e avaliação conducentes à elaboração deste plano pastoral diocesano, o Padre Nuno sublinhou o papel do movimento do laicado e os contributos de evidências do sínodo, com enfoque na necessidade da formação e realçou ainda o impacto que a própria acção poderá ter na eventual reformulação do plano pastoral.
 Com a tónica colocada no sentido de corresponsabilidade e no desejável dinamismo pastoral, apontou-se o papel activo do conselho pastoral do arciprestado da Sertã, propósito que também fundou o princípio da representatividade por sectores delegados da pastoral no arciprestado. Neste mesmo entendimento, adiantou o Arcipreste, Padre Luís Manuel Alves, que «quanto mais inseridos estivermos na dinâmica da diocese mais seremos arciprestado».
No intuito de se alinhavar o que se pode fazer para este ano pastoral, o debate levou à definição de algumas estratégias e acções pastorais, nomeadamente realização de dia pastoral ou dia de sector específico e a continuidade na aposta da formação litúrgica.
Aprovada ficou já a deliberação de que o Conselho Pastoral do Arciprestado da Sertã reunirá formal e ordinariamente duas vezes no ano.                  
                                   ABS