VI Jornadas Missionárias Diocesanas

31-10-2014 11:52

Decorreu no passado dia 18, em Ponte Sor, as VI Jornadas Missionárias Diocesanas subordinadas ao tema: “Missão: uma paixão por Jesus e por todos”.
Tal como em anos anteriores, a iniciativa resulta da colaboração entre os Secretariados Diocesanos das Missões, da Pastoral da Juventude e da Educação Cristã. O objetivo foi o de comemorar o mês missionário de outubro e do Dia  Mundial das Missões em particular.
É organizada, na nossa Diocese, sempre no penúltimo sábado do mês em todos os arciprestados alternadamente. A edição deste ano foi acolhida pelo arciprestado e pela cidade/paróquia de Ponte de Sor.
A dinâmica das Jornadas envolveu os participantes de várias idades, com actividades desenhadas e dirigidas especificamente para as crianças, para os jovens e para os adultos. O ponto culminante, foi constituído pela celebração eucarística presidida pelo Pastor da Diocese de Portalegre – Castelo Branco, D. Antonino Dias, incluindo o envio solene de catequistas.
A Igreja é, por natureza, missionária. Como baptizados, sintamo-nos todos participantes da Missão de Jesus Cristo.
Na Eucaristia, D. Antonino salientou que: “tudo é dom, tudo é graça”, isto na medida em que “fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Por isso nós temos que saber ler a imagem de Deus nos outros, e saber escutar os outros com a imagem de Deus. E a Deus nós devemos tudo, o dom da vida, o dom da fé, o dom dos amigos, o dom do pão”. Reforçou assim a necessidade de não nos cansarmos de agradecer a Deus e também respeitar os outros como imagem de Deus que são.
Falou depois das Missões e do trabalho que devemos fazer “e sentir alegria em fazer”.
D. Antonino dirigiu-se depois aos catequistas, destacando o seu papel de missionários nas diversas comunidades onde estão inseridos. Desafiou-os a serem aqueles que estão com Jesus e falam de Jesus.
Têm que ser aqueles que rezam para poder depois falar da oração aos seus catequizandos. “Sentir o envio e sentir a alegria de ser enviado e de anunciar a palavra e a pessoa de Jesus Cristo. E como as nossas paróquias precisam disto! Temos que ser missionários e incutir nas pessoas e na comunidade o espírito missionário, a partilha missionária”, disse D. Antonino.
E com este envio se encerraram as VI Jornadas Missionárias.

Conceição Cardoso