Voltar à catequese...

13-10-2015 18:56

Voltámos à catequese no passado dia 4 de Outubro. Aconteceu na celebração dominical, a cerimónia de apresentação dos catequistas à comunidade cristã: Em Proença-a-Nova, 30 catequistas; nas Moitas, 5, no Malhadal, 3, na Pedra do Altar, 5, na Lameira d’ Ordem, 3 e em Cardigos 7 catequistas. 

“Nós, catequistas, renovamos o nosso compromisso com Deus, com a Igreja de Jesus Cristo e com a nossa Comunidade. Queremos ser como a chuva em terra seca, para saciar e fazer brotar a semente que é a Palavra de Deus. Anunciaremos Jesus Cristo vivo, que está no meio de nós. Semearemos com entusiasmo uma catequese vivencial e transformadora para os nossos catequizandos. Que o Senhor da Vida nos dê força e coragem e faça de nós “terra boa” onde a Sua Palavra seja semente que dê muito fruto”.

Foi desta forma que os catequistas assumiram a missão primordial da Igreja: EDUCAR NA FÉ CRISTÃ! Sem Catequese não há Igreja. Essa é uma missão que jamais pode ser encarada de forma superficial e sem compromisso. É uma missão ministerial, pois a Catequese é um Ministério.

O Papa Francisco disse aos catequistas no seu encontro em Roma (ano da fé) “ (...) A primeira coisa necessária para um discípulo é estar com o Mestre, ouvi-Lo, aprender d’Ele.(...) O trabalho do catequista é este: por amor, sair continuamente de si mesmo para testemunhar Jesus e falar de Jesus, anunciar Jesus. Isto é importante, porque é obra do Senhor: é precisamente o Senhor que nos impele a sair”.

Foi com esta certeza que cada um partiu para um ano na caminha da fé das nossas crianças, jovens e adolescentes, levando-os ao encontro pessoal com Cristo.