Peral recebeu curso de Formação

2010-07-28 15:54

 Decorreu de 5 a 16 de Julho, no Peral, uma Acção de Formação sobre: Tecnologia Alimentar (Higiene e Segurança Alimentar). O local escolhido para a formação foi a sede da Junta de Freguesia. O curso foi promovido pelo Nercab. Os participantes eram todos femininos, 18 senhoras, sendo duas da Sertã. As idades variavam entre os 22 e 52 anos. A Acção centrou-se em torno das toxinfecções alimentares, nomeadamente nas situações que acontecem com maior frequência; patologias emergentes; perigos de contaminação. Conhecer as tecnologias de conservação de alimentos, bem como as formas de prevenção. Aprenderam ainda a fazer o desenho higiénico, nas instalações, ainda a limpeza e desinfecção e a higiene pessoal e boas práticas.

Fernanda

Conversamos com uma das formandas, a Fernanda, da Pedra do Altar, que nos referiu a importância do curso, pois muitas das práticas que lá aprenderam não eram postas em prática da forma mais correcta. Além disso a maioria das formandas trabalha na área alimentar (Centros de Dia, Cantina da Escola, e Queijaria). “O curso foi sem dúvida uma mais valia para os nossos conhecimentos e também para mim que trabalho num Jardim-de-infância e acompanho as crianças do refeitório), disse. O balanço final que fez foi também muito positivo. “porque hoje, mais do que nunca, a segurança dos produtos alimentares constitui a preocupação central aos olhos dos cidadãos e das entidades responsáveis”, referiu-nos. As próprias pessoas que trabalham nestas áreas estão interessadas em saber mais e além disso em cumprir todas as regras de segurança, pois todos saem a beneficiar com isso.

No curso qualquer pessoa se podia inscrever, desde que tivesse 18 anos e o 9º ano.

Fomos conversar com a Formadora da Acção, que nos falou desta problemática e de como é importante cumprir as regras de segurança, neste caso na área alimentar.

A Lúcia Bernardo Tavares, é formada em Engenharia Biológica e Alimentar e Técnica Superior de Higiene e Segurança no Trabalho.

Formadora, Lúcia Bernardo

Presentemente está a fazer um estágio na Câmara Municipal de Proença-a-Nova. Além disso é formadora do Nercab, entidade que leva a cabo estas acções. Já realizou acções desta natureza em Vila de Rei, Proença-a-Nova e agora no Peral. Conversamos com ela sobre a importância destas acções e a sua necessidade, nomeadamente na nossa zona onde por vezes as condições físicas dos espaços não são as melhores. A Eng.ª Lúcia salienta a importância destas formações, “pois muitas vezes as pessoas até querem fazer, mas não sabem. Além disso, no nosso meio, em que as condições físicas dos estabelecimentos não são por vezes as melhores, é preciso conhecer bem as regras para poder aplicá-las nas condições existentes”. Salientou ainda que mesmo com espaços pequenos é possível aplicar as regras, é necessário é que as pessoas as conheçam e saibam como podem operacionaliza-las. Relativamente à Acção de Formação a Eng.ª Lúcia considera que foi muito positiva. As Formandas mostraram-se muito interessadas e empenhadas, questionando e tentando saber mais. “Esta é uma área cada vez mais importante e é necessário dar apoio para que as pessoas saibam e possam aplicar correctamente as medidas indicadas nas diversas situações”, disse. É importante por exemplo conhecer e utilizar correctamente as máquinas, os aparelhos, as substâncias e equipamentos; Deixar no sítio adequado os dispositivos de segurança próprios das máquinas e das instalações e utilizá-los correctamente; Servir-se correctamente dos equipamentos de protecção individual, que devem ser arrumados no lugar que lhes corresponde, entre outros aspectos sempre a ter em conta nesta área de trabalho.

Conceição Cardoso

 

 

Festa das Maias


Decorreu nos dias 30 de Abril,1e2 de Maio de 2010 a tradicional festa das Maias em honra de S.Tiago Menor do Peral. Pelo terceiro ano consecutivo, o Peral, Junceira e Vale da Mua, juntaram-se para a realização destes festejos. A animação foi muita, o convívio também não faltou e muita boa disposição. No sábado, tivemos a celebração da eucaristia , seguida de procissão.
Á noite, houve arraial, e alguns divertimentos festivos. A festa continuou no domingo com actuação do rancho folclórico dos Montes da Senhora, á noite baile e o sorteio das rifas. E foi assim que passamos a nossa festa. Que S.Tiago Menor interceda por nós e nos saúde, paz e muita sabedoria para que no próximo ano possam organizar a festa das Maias/2011.

 

 

Via Sacra no Peral

Realizou-se no dia 7 de Abril a Via-sacra da paróquia do Peral. Iniciou-se na capela da Pedra do Altar e seguiu em direcção à Igreja do Peral. Um considerável número de pessoas, atendo a que se iniciou às 14H30, percorreu o percurso a pé um grande número de pessoas que foi aumentando à medida que iam passando nas diversas povoações.  

Ao longo do percurso foi-se meditando na na paixão, morte e ressurreição de Cristo. Reviver os últimos momentos da sua vida na Terra.  As 15 estações, ajudaram a percorrer um caminho espiritual e a compreender melhor a pessoa de Jesus e o amor que teve por nós ao ponto de se deixar matar, sofrendo muito, para que todos nós aprendêssemos o que é verdadeiramente amar.

 

   Peral

 Igreja de S. Tiago Menor do Peral

 É uma das freguesias do concelho de Proença-a-Nova , donde dista 14 quilómetros. O cemitério dá-nos as boas vindas logo à entrada da aldeia. O Peral tinha em 1758, 17 casas, não havendo registo do número de habitantes. Em 1911, tinha 33 casas e 141 moradores. Em 2002 o Peral tinha 42 casas habitadas, sendo o número total de habitantes de 95.
Uma aldeia que outrora conheceu muita gente, hoje vive um pouco desanimada com a falta de fixação de gente. Um aspecto digno de registo relaciona-se com a disposição de algumas ruas, onde predominam as casas cheias de flor em redor.
Segundo o livro do P. Manuel Alves Catarino, a freguesia deve ter sido criada, por volta do ano de 1554. Teve como primeiro nome S. Tiago.
O Centro de Dia foi e é uma mais valia para o Peral, muitos idosos o utilizam quer para lá passarem o dia, quer para lá tomarem as refeições.
A Igreja, situada no centro da aldeia, é dedicada a S. Tiago Menor.
  

 

Peral, Vale da Mua

Mais uma vez, este ano de se realizou o tradicional "cantar das janeiras" no Peral, Vale da Mua e Junceira, no dia 24 de Janeiro. Além dos grupos de homens que têm ido todos os anos, juntou-se também um grupo bastante animado musicalmente, constituido por mulheres e jovens que batiam á porta de cada á casa a agradecer as ofertas. Esperamos para o ano poder voltar a cantar as janeiras.

 Julia Tavares

 

 

 "Não sabeis que sois templo de Deus e que o espírito de deus habita em vós?"

Grupos de reflexão familiar do Peral reunidos

no dia 17 de Fevereiro subordinados ao tema: "Não sabeis que sois templo de Deus e que o espírito de deus habita em vós?"

 

Com São Paulo, grande Apóstolo da Palavra vamos descobrindo cada vez mais o lugar da palavra de Deus  na vida e na missão da Igreja.

 

Festa do Credo

No Domingo, dia 1 de Março, celebrou-se nas paróquias de: Proença-a-Nova, S. Pedro do Esteval e Peral a festa do Credo para as crianças que frequentam o 5º ano da Catequese. Na paróquia de S.Tiago Menor, Peral foram 4 as crianças que prepararam a festa. O tema foi preparado pelos catequistas.