Imagem de Nossa Senhora em peregrinação pela paróquia

O mês de Maio é o mês de Maria. Um mês dedicado a Nossa Senhora de Fátima enquadrado nas aparições tendo principal importância o dia 13 de Maio.
Na nossa Paróquia, já vem sendo tradição a imagem peregrina percorrer as nossas capelas. Este ano volta a acontecer. No ano passado terminou a volta por todas as capelas da paróquia de Proença. Este ano volta ao início, onde tinha começado há 4 anos.
Assim aconteceu no passado dia 5, com a imagem de Nossa Senhora, dirigindo-se para a capela das Cimadas. O povo de Proença seguiu a pé, em procissão, até à variante, seguindo depois em cortejo de carros até às Cimadas. O povo das Cimadas recebeu Nossa Senhora e conduziu-a à capela. No dia 9, chegou a hora do povo do Vergão receber a imagem peregrina, que seguiu em procissão desde as Cimadas até ao Vergão. Aqui ficará até ao dia 13 de Maio, de onde segue para a capela da Maljoga.


A recepção à imagem peregrina, à semelhança dos outros anos, é uma verdadeira manifestação de fé do nosso povo. Como disse o Papa Paulo VI, numa carta encíclica, a pedir orações pela paz: “Ao aproximar-se o mês de Maio, consagrado pela piedade dos fiéis a Maria Santíssima, enche-se de felicidade a nossa alma com o pensamento do comovedor espectáculo de fé e de amor que, dentro em pouco, será patente em todas as partes da Terra, em honra da Rainha do Céu” .


Durante o mês de Maio, que em grande parte coincide com os cinquenta dias da Páscoa, os exercícios de piedade deverão evidenciar a participação da Virgem no mistério pascal e no evento pentecostal que inaugura a caminhada da Igreja; uma caminhada que ela, tornada participante da novidade do Ressuscitado, percorre guiada pelo Espírito » (n.º 191 O Directório sobre a piedade popular e a liturgia).


Por isso, os exercícios de piedade devem estar iluminados pela luz de Cristo ressuscitado, apresentando Nossa Senhora como uma crente que se associou ao seu Filho na sua paixão e ressurreição, assim como esteve presente no Pentecostes, quando nasceu a Igreja.

Veja as fotos na Galeria de Fotos
 

Capela de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

 

Vista geral da aldeia.

     Vergão é uma aldeia que pertence à freguesia de Proença-a-Nova. Dista da sede de freguesia 10 quilómetros. Também o Vergão conheceu nos últimos tempos uma diminuição da sua população mais jovem . Há 30 anos atrás a aldeia tinha 80 moradores, hoje são menos de metade. A necessidade de procurar uma vida melhor, levou muitos filhos desta a terra a procurar uma vida melhor. A emigração está bem presente nesta terra. Recuando um pouco no tempo vamos encontrar no Vergão um Bispo, D. José Alves Martins, natural do Vergão. A construção da capela foi por ele promovida, bem como outras obras de caridade que promovia.
 

 

Capela do Vergão