“Sacramentos: forças que saem do Corpo de Cristo”

18-07-2011 15:43

 Neste período do ano, propício à celebração das grandes festas, permitam-me saudar, felicitando particularmente os nossos assinantes e amigos que se preparam ou que já receberam os grandes sacramentos da Igreja, nomeadamente o Matrimónio e o Baptismo. E nesta linha também me dirijo aos nossos paroquianos e a todo o povo de Deus. É super importante que todos os filhos de Deus, isto é, que todos nós os Baptizados entendamos os Sacramentos da Igreja, os Sacramentos que recebemos e celebramos. A minha intenção aqui, para além de manifestar a minha alegria e amizade àqueles que se abriram com fé e entusiasmo aos Sacramentos, é despertar nos fiéis, mergulhados nas ondas de desânimo e futilidade, o amor aos sacramentos. Quem habitualmente participa na celebração dos Sacramentos, não só na Eucaristia dominical mas também no Baptismo… certamente está sensível àquela linguagem rica de símbolos e de imagens capazes de falar imediatamente ao coração. Contudo, se ainda não está sensível a esta linguagem, chegou a altura, parafraseando S. Paulo, de despertar do sono porque a noite vai adiantada e aproxima-se o dia. Porventura não é verdade que conhecemos realmente só quem e aquilo que amamos? E isto é válido sobretudo para o conhecimento de Deus e dos seus mistérios, que superam a capacidade de compreensão de nossa inteligência. Só conhecemos Deus se o amamos!

Os Sacramentos são forças que saem do Corpo de Cristo, sempre vivo e vivificante, acções do Espírito Santo. No dia 24 de Julho, meia centena de jovens das nossas paróquias vão festivamente receber o Sacramento da Confirmação, isto é, vão assumir com o Espírito Santo a missão de difundir o “bom perfume de Cristo”. É importante reconhecer como é importante e indispensável para cada cristão a vida sacramental na qual o Senhor através desta matéria, na comunidade da Igreja, nos toca e nos transforma. Desafio particularmente estes jovens crismandos e todos os fiéis que intuem a força e a beleza dos sacramentos a dar relevo ao aprofundamento desta matéria. O catecismo da Igreja católica assim como o compêndio, (fácil de adquirir na nossa livraria), para além de nos oferecer um quadro sistemático dos sacramentos, oferece-nos também o quadro completo da revelação cristã, que devemos aproveitar com fé e gratidão.

Neste domingo, 10 de Julho, envolvidos pelo sol do verão, concretizamos as promessas de 22 escuteiros do nosso Agrupamento 157. A envolvência da praia fluvial do Carvoeiro, a liturgia eucarística e toda a mística das promessas, apoiada e participada pelos familiares e o Agrupamento de Estremoz, apoiam o que disse atrás e convidam os fiéis a fazer o caminho da descoberta da Liturgia como uma maravilhosa sinfonia que nos fala de Deus e do seu amor que solicita a nossa adesão firme e resposta laboriosa.

Neste momento histórico em que a conjuntura social parece confusa e medonha, nas horas de trabalho como nos seu ritmos frenéticos e nos seus períodos de férias, temos de reservar momentos para Deus, abrir-lhe a nossa vida, dirigindo-lhe um pensamento, uma reflexão, uma breve oração e principalmente não podemos esquecer que o domingo é o dia do Senhor, o dia da liturgia para vislumbrar na Palavra de Deus… a própria beleza de Deus, deixando-O entrar no nosso ser.

P. Ilídio Graça