2014 - Refletir, Celebrar e Exaltar a Família

04-12-2013 17:24

Preste a alcançar a meta do Ano da fé (2012/2013), o Papa Francisco fez ressoar pelos quatro pontos Cardeais mais um surpreendente desafio e de capital importância para a Igreja. Trata-se da convocação de uma Assembleia Extraordinária dos Bispos para responder aos “desafios pastorais da família no contexto da evangelização”. Este Sínodo dos Bispos terá lugar em outubro de 2014. Até lá resta à Igreja hierárquica e aos seus fiéis trabalhar o documento preparatório divulgado no dia 5 de novembro.
O documento subordinado ao tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”, convida a responder a miríades de “problemáticas inéditas há poucos anos atrás” (o aumento de casais que vivem juntos desconhecendo ou rejeitando o sacramento do matrimónio, a união de pessoas do mesmo sexo e a adoção de crianças por elas, a cultura do “não compromisso” e entre muitas outras problemáticas, o abandono da fé na sacramentalidade do matrimónio) num conjunto de 38 questões distribuídas por 9 grupos temáticos.
Para além dessas problemáticas, esta posição do Papa Francisco radica ainda no facto de considerar a família humana o núcleo vital para a pessoa, a sociedade e a própria comunidade eclesial.
Neste contexto em que a família está em crise, com a diminuição drástica do número de filhos, o aumento do número de divórcios e a banalização do aborto, importa levar a sociedade a trazer a família de volta ao centro da discussão. O Papa Francisco está na linha da frente: no dia 26 de outubro, recebeu no Vaticano a Peregrinação Internacional das Famílias, que levou até ele famílias de todo o mundo; de forma surpreendente e inesperada, marcou o referido Sínodo extraordinário para outubro de 2014.
Seguindo o ritmo do Sínodo da Diocese de Portalegre – Castelo Branco, a família vai estar em discussão neste próximo ano pastoral, subordinado ao tema: “Família, Natureza e Missão”.
Na Unidade Pastoral de Proença-a-Nova, para darmos continuidade ao Ano da Fé que terminará na Solenidade de Cristo Rei, tomamos como tema “A Família Cristã nos caminhos da fé”. Esta proposta temática visa despertar ou apoiar toda a comunidade paroquial a Viver a Fé em Família, na Família e com a Família como parte da Comunidade.
Urge tomar a sério a ideia de que quem faz uma sociedade funcionar é a família na sua constituição basilar (Pai, Mãe, Filho, Filha…). Como poderemos sobreviver num mundo sem uma família assim constituída?  
Família, sê o que deves ser: Comunidade de vida e de amor!
Destruir a família é colocar em causa a sociedade, tal e qual a conhecemos.
O próximo ano será uma oportunidade para refletir, celebrar e exaltar o papel da família na sociedade.
Cabe à Igreja, (como mostra o Papa Francisco na convocação da Assembleia Extraordinária dos Bispos para responder aos “ desafios pastorais da família no contexto da evangelização”) mas também a cada família, esta tarefa de lutar pelo futuro da família, procurando “abrir o horizonte para o reconhecimento do facto de que a família é um verdadeiro dom do Criador à humanidade”.
Pe. Ilídio Graça