Acólitos em Fátima

14-05-2014 19:21

Unidade Pastoral participou na Peregrinação Nacional

 

No dia 1 de maio ocorreu a Peregrinação Nacional de Acólitos em Fátima. A Unidade Pastoral de Proença-a-Nova esteve representada por um grupo de 14 acólitos (3 de Cardigos e 11 de PªNova), acompanhados pelo sr.º Padre Ilídio, pelo coordenador da escola de acólitos (MECDAP Alfredo Serra), por Idalina da Mata (zeladora na matriz de PªNova) e por Conceição Alves, mãe de 2 acólitas e jornalista ao serviço do «Concelho de Proença-a-Nova».
O grupo fez-se à estrada pelas oito horas da manhã. Chegámos a Fátima pelas dez horas, e dirigimo-nos para o Centro Paulo VI, onde foi a receção. Um dos muitos voluntários que lá se encontravam – os Laranjinhas – com dois ou três jogos, deu o início e depois cedeu o lugar a um mágico que fez vários truques de magia, incluindo transformar um peluche num coelho verdadeiro.
Depois, a missa, o ponto alto do dia. Na homilia, o senhor bispo sublinhou a importância da veste branca e das atitudes dos acólitos. O final foi animado pelos aplausos dos muitos acólitos que lá se encontravam. No fim, como uma despedida, os acólitos tiraram os cíngulos e rodaram-nos sobre as cabeças.
De seguida, foi o almoço, bem-merecido pelos esfomeados acólitos, e ainda tivemos oportunidade para caminhar pelos arredores. Às quatro horas rezámos o terço na Capelinha das Aparições, e às cinco e meia participámos na Procissão do Santíssimo.
Apenas chegámos a Proença-a-Nova pelas nove horas, mas chegámos animados e felizes no fim de um dia bem passado.

Sara Martins (Acólita)