Agora vai e repara a minha casa!

16-07-2014 18:46

A vida está marcada por uma sequência contínua de partidas e chegadas, chegadas e partidas. Nestes últimos dias, a nossa unidade Pastoral (Proença-a-Nova, Peral, Cardigos e São Pedro do Esteval) viveu esta maravilhosa sequência de viagem. Caminhar de peregrino que ganha mais vida quando guiado pela exortação de Jesus: “Não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá as suas preocupações. Basta a cada dia a própria dificuldade” (Mt 6,34).
Ora, para nós, o sermos membros da grande família que é a Igreja Católica e de uma comunidade concreta (a paróquia, a comunidade religiosa,…), implica envolvermo-nos em catequeses, encontros de formação e de avaliação da ação apostólica, convívios, acampamentos, retiros e vigília de oração.
Nestes últimos dias, os diversos grupos de reflexão sinodal existentes nas paróquias de Cardigos (Vales), Peral, Proença-a-Nova e S. Pedro do Esteval reuniram-se em convívio para avaliar a caminhada de reflexão e propositura de acção apostólica da diocese para a família na sua natureza e missão; os jovens do 8º e 9º anos da catequese, durante 3 dias (fim-de-semana/27 a 29 junho) tomaram a sério o slogan “Somos +”; o Agrupamento 157 do CNE (Escuteiros)- Proença-a-Nova, com o tema “Alvitrar para preparar”, rendeu-se ao acampamento durante 3 dias; os jovens crismandos mergulharam na onda do retiro espiritual (28/junho) e no domingo (6julho) receberam o Sacramento do Crisma.
Os Missionários do Preciosíssimo Sangue, na realização do seu II Congresso da Província Ibérica e no âmbito de preparação da celebração dos duzentos anos da sua fundação, fizeram uma viagem ao passado para fundamentar o presente e alargar horizontes.
A unidade pastoral acolheu de 30 de junho a 6 de julho, um grupo de rapazes de carisma franciscano. Os frades Capuchinhos Franciscanos durante 7 dias palmilharam de um ao outro extremo, estas “terras do pinhal”, ao estilo de Francisco de Assis, levando a palavra do Evangelho e testemunhando a alegria da fé em Cristo.
Eis-nos pois a viver uma verdadeira sinfonia de chegadas e partidas… E é nesta sinfonia que se espelha a possibilidade de alcançarmos a vitória!
Agora que alcançámos estes patamares, ninguém jamais se deixe ofuscar pelas modas e as conveniências do momento, ninguém permaneça acomodado na sua zona de conforto, não fiquemos ancorados no lugar de partida. Porque a vida é uma sequência contínua de partidas e de chegadas. Portanto, seja cada um de nós protagonista da história, mergulhemos na vida, como fez Jesus.
A todos os jovens que receberam o Sacramento do Crisma e a todos os grupos que fizeram a experiência da caminhada sinodal marcada pelo tema: “Família – Natureza e Missão”; a todos os jovens que pela primeira vez viveram com emoção: “Somos+”;  a todo o Agrupamento 157-CNE, que em acampamento ousou “Alvitrar para preparar” (…), a todos nós, o Senhor dos senhores diz, como outrora a Francisco de Assis diante do Crucifixo: ‘Francisco, vai e repara a minha casa.’
Qual casa? A minha Igreja! Sim, coloca-te ao serviço da minha Igreja, amando-a e trabalhando para que transpareça nela sempre mais e mais a Face de Cristo. Mas para o sucesso deste cumprir da missão por cada cristão,  no florescimento e contínuo crescimento da família cristã, para a evangelização do mundo e na afirmação da Igreja Católica, importa ter a consciência de duas verdades: 1) que fazemos parte de uma família de irmãos que percorrem o mesmo caminho, e quando enfrentamos juntos os desafios, então somos fortes e descobrimos dons e capacidades que não sabíamos ter, e recursos que não pensávamos conseguir; 2) que Jesus prometeu: “Eis que Eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20).
Padre Ilídio Graça