Agrupamento de Escuteiros de Proença-a-Nova

31-10-2014 11:48

Abertura regional de Atividades

 

O Agrupamento 157 de Proença-a-Nova, com o lema: “ESCUTISMO: LUZ…” realizou o  Acantonamento inicial e associaram-se à festa da “Abertura regional de atividades 2014/15” organizada pela Junta Regional de Portalegre e Castelo Branco. Os dirigentes e caminheiros estiveram reunidos em Conselho Regional.
Porque temos dinâmicas diferentes, a atividade teve muita diversidade. Os Pioneiros e Caminheiros saíram logo na sexta-feira com direção à Isna de S. Carlos onde, em excelentes condições, trataram do jantar e pernoitaram. Aquela escola continua a manifestar os bons sinais da boa gente da terra. Por isso, no sábado, a boa ação de voluntariado foi fácil e manifestou a simpatia daquela gente.
Lobitos e Exploradores iniciaram na sede, sábado de manhã e partiram à descoberta. Os Exploradores no Carvalhal fizeram um raide que permitiu consolidar as recém-formadas patrulhas. E tão bem o fizeram que, em espirito de grupo, conseguiram surpreender os chefes pela rapidez do andamento. Os Lobitos primeiro tiveram de apaziguar o ânimo inquieto pela incerteza do local da dormida. Assim, arrumada a mochila no Centro de Bem-Estar S.José na Maljoga-Moinho Branco, onde a sr.ª Lurdes nos recebeu, partiram em caçada. Como não há uma sem duas, rumaram para a nossa Maljoga. Passada a ponte, beberam água na fonte da subida, visitaram a capela, apanharam castanhas, visitaram o forno. O almoço foi partilhado nas ótimas instalações da Associação e com a sr.ª Idalina como guia fomos ao moinho e percorremos a levada. Outros bons sinais da boa gente que cuida e sabe o valor do seu património. A travessia da ribeira foi uma emoção e regressamos ao Moinho Branco e à sua Maljoga. O Agrupamento reunido foi tempo de partilhar o jantar e viver o Fogo de Conselho.
Momento de reunião, alegria e mensagem em que cada um é levado a superar-se e a partilhar o que de bom e menos bom acontece. Jogos, canções, animações e gritos e também oração e silêncios.
Noite dentro, com o nosso Assistente, fizemos a cerimónia de Investidura de Guias, sinal da responsabilidade daqueles que serão também farol dos seus.
A dormida foi cinco estrelas e mais umas luzes…
A manhã acordou ensombrada e a azáfama de deixar tudo melhor do que encontramos. Tínhamos hora marcada na Casa do Escuteiro dos nossos vizinhos da Sertã para nos reunirmos a toda a região. E foi a Festa do reencontro, ainda mais depois do Acareg do Verão passado. Deu-se a Abertura Regional de atividades e em equipas verticais fomos conduzidos pelos pontos mais emblemáticos desta terra da Celinda. Pena que o tempo não ajudou e a chuva não permitiu que o Jogo de Vila tivesse o brilho que merecia. Enquanto isto, na Casa da Cultura reuniu o Conselho Regional, momento importante para trilharmos “Caminhos de Esperança com Renovada Confiança”. Aprovado o Plano e Orçamento 2015, corresponsabilidade e participação são as palavras de ordem. O Dia de S.Jorge e Dias Regionais das secções, Fescut+curtas, Rover Ibérico,1Direta com Deus, e por zona, Acalob, GardunhAventura, Escapadinha e o nosso Acampinho fazem-nos sonhar com grandes aventuras.
O domingo culminou com a Eucaristia onde o bispo D. Antonino Dias marcou presença unificadora. Pastor e dirigente na diocese há seis anos foi acarinhado com lembrança/placa alusiva a esse aniversário, extensiva a todos os agrupamentos da região.
Houve ainda oportunidade para lançar a campanha 10 milhões de estrelas - um gesto pela paz que traz consigo a mensagem da luz, sinal de fé e esperança, sinal da caridade entre os homens.
Este gesto foi concretizado no dar as mãos para mais uma vez entoarmos a canção do Adeus. Despedimo-nos com um abraço que “ …Nos guarde em unidade, E nos torne a reunir…”.

Pelo Agrup.157, o C.A., Eduardo Miguel

Nota: Por haver coincidência de datas com atividade regional, o dia do Arraial de S. Martinho passou para 15 de novembro. Relembra-se que as inscrições continuam em aberto até esse sábado.