Amigos promovem homenagem a Manuel Pires

19-11-2010 09:40

 Decorreu no passado sábado, dia 6 de Novembro, um jantar de Homenagem ao Senhor Manuel Cardoso Pires, antigo Presidente da Junta de Freguesia do Peral, para lhe agradecer publicamente a sua dedicação e a generosidade com que serviu durante 16 anos aquela Freguesia e a sua população.

Esta festa-convívio foi promovida por um grupo de amigos oriundos de todo o Concelho e juntou mais de 130 pessoas que lhe quiseram deste modo expressar o seu respeito e admiração. Nesta sessão foram oradores Paulo Antunes Santiago em representação da comissão organizadora, Assis Cardoso Ramos na qualidade de actual Presidente da Junta, Carmen Lúcia Cardoso Manso, actual Presidente do Centro de Dia do Peral, Maria do Carmo Sequeira como amiga e Presidente do Municipio de Vila Velha de Ródão, João Paulo Catarino na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova e o Homenageado, Manuel Cardoso Pires.

Todos enalteceram as qualidades humanas e profissionais do Homenageado, designadamente a vontade de servir o próximo e a consciência patriótica de dever que fizeram dele um exemplo por todos a seguir, a capacidade de empreender, idealizar e desenvolver projectos, a capacidade de liderar com rigor, imparcialidade e humildade, o seu carácter forte, a sua determinação, a sua juventude e a sua boa disposição. Manuel Cardoso Pires exerceu durante 31 anos a sua actividade profissional na Guarda Fiscal, ao serviço do Estado e da causa pública, em diversas localidades do nosso País e de forma mais prolongada na cidade de Lisboa. Reformou-se com 56 anos de idade e decidiu então regressar com a esposa à sua terra natal – o Vale da Mua, na Freguesia do Peral. Quatro anos mais tarde, um conjunto de pessoas convidam-no a candidatar-se à Junta de Freguesia do Peral, eleição que vence à frente da Lista do Partido Socialista como independente por quatro vezes consecutivas e cumpre desta forma, ao longo de 16 anos, 4 mandatos ao serviço da comunidade local.

O Centro de Dia do Peral, importante obra de apoio social à terceira idade, tem o seu cunho pessoal porque a sua construção só foi possivel graças à sua enorme e infindável persistência, sempre indiferente a todos quantos nunca quiseram acreditar nele.

Manuel Cardoso Pires agradeceu a todos o carinho e amizade que por ele sentem e mostrou disponibilidade para continuar a ajudar naquilo que pudesse com vista ao bem comum. Seguiu-se o jantar, bem servido, abundante e ao agrado de todos.   P.A.S.