“Bem-me-Quer”

19-11-2010 10:02

 “Bem-me-querem”, assim se chama o último livro da autora Maria Leonarda Tavares, nossa conterrânea, natural da aldeia de Carvalhal e a residir há trinta e seis anos em Arganil. Maria Leonarda é autora de outros cinco livros que, na certa, o nosso leitor já bem conhece. Este livro oferece-nos um conjunto de contos com episódios e experiências vividas pela autora na sua infância, com muito de fantasia à mistura.

A apresentação deste último livro da autora aconteceu na passada Quinta-Feira, dia 4 de Novembro, no Auditório Municipal de Proença-a-Nova. Esta apresentação teve a colaboração de duas turmas da Escola Pedro da Fonseca, 9º A e 10º B, que, convidados pela autora, tão bem nos presentearam com a leitura de dois contos deste livro.

“É uma graça conviver de perto com Leonarda Tavares. Pessoa afectuosa, solidária… deposita nas nossas mãos uma pátria de afectos”. Com estas palavras, iniciou a Dra. Maria Olívia Nogueira, grande amiga de Leonarda Tavares, um “discurso” maravilhoso, poético, afectuoso e sentido, na apresentação da autora e do seu livro. Para a Dra. Olívia o livro “Bem-me-querem” constitui um “hino ao amor incondicional, uma abertura de alma da autora…” onde deixa transparecer o seu amor pelos animais. Os temas destes contos são temas familiares, aliciantes, simples e de fácil leitura, mas que fazem apelo ao amor e são capazes de arrastar o leitor para uma reflexão, para um “toque” na sua própria consciência.

Quem esteve neste fim de tarde, no Auditório Municipal, sentiu, com certeza, a alegria e a felicidade estampada no rosto de Maria Leonarda. “Partilhar”. Dizia-nos ela, “o lançamento deste livro com os meus conterrâneos, é partilhar afectos e sentimentos que, noutro lado não fariam sentido nem teriam o acolhimento que têm aqui”. Com todo um percurso de vida ligado ao campo, diz-nos a autora, “No campo aprendi a linguagem dos seres vivos”, linguagem esta, bem retratada neste livro. Aliás, a voz das personagens (os animais) dos contos deste livro podem ser a voz da nossa própria consciência. Leonarda Tavares, agradeceu com sinceridade, o acolhimento e participação dos professores e alunos que se envolveram nesta apresentação. Gostou da leitura dos contos e ainda mais das imagens projectadas pelos alunos, que lhe fizeram lembrar a sua infância e a comoveram até às lágrimas. Deixou-lhes ainda uma valiosa mensagem de incentivo à leitura e à escrita, como forma de crescimento e formação ao longo da vida. Fez-lhes o convite a serem também futuros escritores, fazendo-lhes sentir que para ser bom escritor é indispensável ser muito bom leitor.

Agradeceu ainda à ilustradora do livro, Ana Bernardete, pelos momentos que viveram e partilharam juntas e ao seu marido pela preciosa ajuda que lhe tem dado e paciência que tem tido ao longo de todos estes anos.

Para nós, Proencenses, é um orgulho termos nesta nossa conterrânea, uma escritora com o gabarito de Maria Leonarda Tavares e, sem dúvida, que a sua escrita nos poderá proporcionar momentos de aprendizagem, de diálogo, de reflexão, muito valiosos para o nosso percurso de vida.   

Margarida Fernandes (mãe de um aluno participante da apresentação do livro)