Carta aos cursilhistas de Proença-a-Nova

29-09-2011 18:21

Movimento dos Cursos de Cristandade

 Caros Cursilhistas

As minhas saudações fraternas.

Tomo a liberdade de vos escrever, neste início do Ano Pastoral 2011/2012, alertando-vos para o recomeço das actividades do MCC, na nossa paróquia e também na Diocese, onde deveis estar sempre focados, podendo assim participar com mais frequência nas acções programadas e usufruir dos benefícios espirituais que delas resultam.

Quando um dia, ainda próximo, ou até mais distante, participastes num Cursilho de Cristandade, vivestes uma experiência única, olhastes a vida noutras dimensões, assumistes compromissos, fizestes propósitos… Apesar destas boas e louvadas intenções estivestes sujeitos a muitas provações e as adversidades não faltaram no vosso dia-a-dia, mas também tenho a certeza que as bênçãos de Deus foram derramadas em vossos corações, mesmo quando o desânimo e a tentação da desistência da vida cristã bateram à vossa porta.

Para manter a solidez da fé, há a necessidade de continuar a formação da vida cristã. É o que nos recomenda S. Paulo, padroeiro dos Cursilhos de Cristandade, na carta aos Colossensses que, ainda há poucos dias, proclamávamos: “Uma vez que recebestes o Senhor Jesus Cristo, procedei em união com Ele, enraizados e edificados n’Ele, firmemente seguros na fé que vos foi ensinada, procurando progredir nela com acções de graça” (Cl. 2, 6-7).

O MCC neste Ano Pastoral continua com as seguintes actividades abertas a todos os cursilhistas.

Nas 1ªas e 3ªas Quintas-feiras – reunião do Núcleo de Escola, em Amêndoa, às 20H30.

Na 2ª Quinta-feira – Ultreia na Zona do Pinhal Sul

Na 4ª Quinta-feira – Ultreia na Zona do Pinhal Norte, ou seja, nas Paróquias da Sertã e de Proença-a-Nova.

Na paróquia de Proença-a-Nova,  as Ultreias serão ao longo dos meses nas seguintes localidades, sempre às 20H00.

Realizar-se-ão duas Ultreias regionais, uma no dia 15 de Dezembro em Vila de Rei e outra no dia 19 de Abril, em Cardigos, sempre às 20H00.

Há ainda outra actividade não menos importante que estas e que está a desaparecer e que é urgente que se recomece nos diversos lugares onde há Cursilhistas, é a reunião de grupo.

Se há dificuldade em reorganizar o grupo em qualquer aldeia, os Cursilhistas devem pedir ajuda aos irmãos.

As reuniões são muito necessárias e importantes para fortalecer o espírito de unidade, de confiança, de partilha de colaboração, e são bem diferentes de todos os outros tipos de reuniões que fazemos.

Quanto às actividades Diocesanas ou nacionais chamaremos a atenção para elas nos momentos oportunos. Quero informar, já, que, durante este ano realizar-se-ão dois Cursilhos de Cristandade, um para Homens, de 09 a 12 de Fevereiro, de 2012 e outro para Senhoras, de 19 a 22 de Abril de 2012 ambos em Mem Soares. É necessário começar desde já a prepara-los, sobretudo, espiritualmente, com fortes intendências.

A todos os Cursilhistas desejo um grande empenhamento na acção Pastoral, que estejam disponíveis para os serviços que lhes sejam pedidos. Rezemos uns pelos outros. 

Proença-a-Nova, 12 de Setembro de 2011.

P. José Luís Ferreira Francisco