Concelho de Proença-a-Nova com Três PME Excelência

03-03-2014 11:38

São 17 as empresas do distrito de Castelo Branco que alcançaram o prémio PME Excelência do ano de 2013, atribuído pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas).
São as empresas José Lourenço pneus e combustíveis, a José Lourenço & Filhos e a Soprotaco (revestimentos).
As empresas do distrito fazem parte de uma lista nacional que inclui 1100 empresas e que são responsáveis por 43 mil postos de trabalho direto e um volume de negócios superior a 5,8 mil milhões de euros. As PME Excelência são as empresas que obtiveram os melhores desempenhos económico-financeiro e de gestão relativos ao ano de 2012. O Concelho do distrito com maior número de PME Líder é Castelo Branco, com seis casos, predominando o sector do turismo.
Falámos com os galardoados. O Sr. José Lourenço que há já alguns vem recebendo o prémio, muito fruto de um trabalho contínuo e organizado, como faz questão de salientar. Para ele este prémio é mais uma vez o reconhecimento do trabalho organizado e sistemático “estamos aqui há 53 anos a vender pneus, consegui implantar-me no mercado com uma organização virada para o futuro, com tecnologia de ponta que fomos adquirindo ao longo dos anos. Temos por exemplo um Kit equipado para ir à estrada mudar pneus, tanto pequenos como dos camiões”.
Trabalha com grandes firmas portuguesas como é o caso da Rodoviária Nacional, Luís Simões, Teixeira Duarte, grandes construtoras e grandes consumidores. Relativamente ao mercado estrangeiro o Sr. José referiu-nos que foi buscar uma fatia do mercado de Angola, Guiné e Cabo Verde”. Num tempo em que tanto se fala de crise, o Sr. José encara o futuro do país com grande otimismo. “Vejo o futuro com bons olhos, só é preciso pôr este país a trabalhar e o Estado ter 30% da despesa que tem. Para mim o estado tem 70% da despesa a mais que devia ter. Eu movimentei, no ano de 2013, em pneus cerca de 15 milhões de euros, não descemos, fizemos a mesma coisa do ano anterior e em combustíveis cerca de 7 milhões de euros”.
A Soprotaco foi a outra firma do concelho galardoada com o prémio. Implantada no concelho há 14 anos, na área dos pavimentos e revestimentos, viu agora reconhecido o seu trabalho. Para os seus responsáveis, o Sr. Carlos e o Sr. Abílio, “Foi uma grande satisfação, é o resultado de um esforço de todos nós, gerentes e empregados, que dia-a-dia vamos lutando e trabalhando com empenho e dedicação”. Relativamente ao futuro do país consideram que não é fácil, as dificuldades são muitas, “é preciso trabalhar muito para atingir alguns objetivos”.                 
C.C.