Conselho Pastoral Diocesano

03-03-2014 11:00

No passado dia 8 de fevereiro de 2014, reuniu o Conselho Pastoral Diocesano na Casa Diocesana em Mem Soares, Castelo de Vide.
Durante a oração da manhã, o Senhor Bispo dirigiu aos conselheiros uma palavra de encorajamento a partir da exortação do “Evangelho da Alegria” sob o lema “Evangelizadores com Espírito”.
Após a leitura da ata da reunião anterior, o Conselho debruçou-se sobre o Sínodo Diocesano tanto na avaliação da 2ª Assembleia como também no estímulo para o decorrer dos trabalhos de grupos neste 3º ano sinodal com o tema: “Família: natureza e missão”.
O mesmo Conselho refletiu sobre a necessidade duma formação permanente dos leigos não só a nível diocesano como também a nível arciprestal e paroquial.
O Secretariado Diocesano da Liturgia abordou a formação dos Ministros Extraordinários da Comunhão (MEC) e dos Ministros Extraordinários da Celebração da Palavra na Ausência do Presbítero (MECDAP) e a partir destes suscitar ministros que possam presidir à celebração das Exéquias segundo normas a elaborar para a sua escolha e formação.
A Peregrinação Diocesana a Fátima mereceu também uma longa reflexão sobre os objetivos a atingir com esta ação. Mais foi recordado que este ano ficará limitada à parte da manhã no Santuário devido à coincidência com as eleições europeias.
A vida pastoral diocesana a planear depois do Sínodo ocupou, de igual modo, a reflexão dos conselheiros bem como os meios a usar para dinamizar a planificação.
O levantamento do património das paróquias, em especial documental, é muito importante realizar-se em ordem a uma valorização do arquivo diocesano como meio de evangelização e de salvaguarda do património.
Foram ainda marcadas as próximas sessões da 3ª Assembleia Sinodal para os dias 22 de novembro e 6 de dezembro.
Por fim foi feita uma sensibilização para a participação na 5ª Assembleia Diocesana da Pastoral Social a realizar, em Abrantes, no próximo dia 15 de março.