Convívio Fraterno 1137 - Nº 54 da Diocese de Portalegre – Castelo Branco

19-11-2010 10:58

 Amar até doer…

 

Foi na manhã do 4º dia após a realização do quinquagésimo quarto Convívio Fraterno da Diocese de Portalegre – Castelo Branco, que uma aluna no final da aula, depois de todos os alunos saírem, me perguntou:

- O professor é catequista?

- Não, mas porquê? – Respondi eu.

- É que o professor parece ser tão próximo e amigo de Deus…

- Deus é que é muito próximo de mim e meu amigo… - Concluí a conversa.

Nestes três dias de encontro connosco próprios, com Deus e com os outros, foi-me revelado o quão Deus está tão próximo de mim e que confia em mim para tarefas maiores do que eu. No momento das inscrições, a equipa coordenadora gritava “pânico” em silêncio, pelas trinta e oito inscrições que chegavam a este Convívio Fraterno multicultural nos dias 30 e 31 de Outubro e 1 de Novembro, no Seminário do Preciosíssimo Sangue de Proença-a-Nova.

Neste convívio tivemos a oportunidade de descobrir os nossos receios, a nossa fragilidade, a nossa coragem e a nossa fé; quando nos falavam da dura meta da felicidade com um sorriso, das lágrimas que derramamos quando caímos na escuridão de nós mesmos e quando nos damos conta que Deus nos ama sempre perante as nossas imperfeições.

Mas depois, fizeram-nos voar, devolveram-nos a audácia de sonhar, quando nos contavam que a vida só fazia sentido reconhecendo que todos nós temos um objectivo, uma missão que não passa apenas em pôr a mochila às costas e ir para países com dificuldades, mas agarrarmo-nos ao pouco com todo o nosso coração, ao concreto com toda a nossa alma e ao possível com todo o nosso entendimento.

Foi um convívio em que se sentiu uma clara época de mudança, onde sentimos a falta daqueles que trabalharam tantos anos connosco, incluindo aquele que sonhou os Convívios Fraternos na nossa diocese. Mas no fundo sentimos, que eles estiveram sempre ao nosso lado numa ligação e união tão profundas, que nos fez reconhecer este grande poder que é a oração.

Foi com Cristo, com o nosso estimado Padre Armando, foi com o Manuel, com o Samuel, com a Joana e com todos aqueles que estiveram connosco em oração, que conhecemos um Deus que nos ama até doer…

Pela Equipa Coordenadora