Curso de 1958

03-11-2010 22:26

Pela terceira vez consecutiva reuniram-se no seu encontro anual os ex-seminaristas do curso de 1958. Na foto de família junto à gruta, num dia de sol salpicado com alguns chuviscos no início da manhã, posaram trinta e um presentes. E o nosso lema ‘vem, amigo vem e trás outro amigo também’, cumpriu-se de novo. O António dos Reis Ferreira – Fundão –, esposa e filha vieram juntar-se a nós. ‘Ad Jesus per Maria’ disse-nos o P.e Domingos no nosso momento de recolhimento junto à imagem de N.ª Senhora, na gruta, ponto obrigatório de passagem, recordando a devoção iniciada em 1958 em Tomar.

Junto ao nicho de S. Nuno de Santa Maria, recordou-se o estratega de Aljubarrota, a crise de 1383-85, os feitos de um punhado de homens que escreveram um capítulo dourado da nossa história, que Fernão Lopes tão bem imortalizou e, por fim, o Santo Nuno de Santa Maria. As uvas ainda por colher, mais douradas pelos pingos de água que deixavam cair e coloridos pelos raios do sol, que envergonhado espreitava, fizeram as delicias de alguns presentes que prognosticaram boa colheita.

Na Santa Missa celebrada na Igreja do Seminário e concelebrada pelo P.e Domingos Carvalho e P.e Norte houve recolhimento e oração, exortando-nos o P.e Domingos para a necessidade de como cristãos leigos sermos actuantes no mundo de hoje tão carente de vocações sacerdotais.

Numa breve visita às nossas antigas instalações do Seminário, camaratas, salas de estudo, capela, refeitório, todos os presentes numa analepse temporal, voltaram ao início dos anos sessenta e recordaram tempos idos. No restaurante ‘O Lampião’ foi-nos servida uma apetitosa caldeirada de borrego regada com um tinto da região.

O autor destas linhas, saudando os presentes e justificando os ausentes, fez o ponto da situação destes encontros, tornando presente a mensagem enviada por e-mail pelo nosso P.e Augusto Farias da longínqua Viana – Angola.

O nosso presidente Santos Ponciano narrou-nos a sua passagem por Moçambique em Agosto pp, o que constatou, o que viveu, que ilações tirou e sobretudo, referiu como é nobre a nossa doação de cem euros anual, por criança, para o Projecto ‘Um sorriso para ti’.

O Fernando Augusto Machado enumerou eloquentemente algumas das razões justificativas da nossa presença e apelou à necessidade de em cada ano convencermos e trazermos para o convívio outros colegas do curso de 58. No porto de honra que acompanhou a fatia do bolo do 52.º aniversário, António dos Reis Ferreira testemunhou a alegria do reencontro e desejou a todos as maiores felicidades num singelo, mas sempre alegre, tilintar de copos.

No 53.º aniversário do curso de 1958 a comemorar em 9 de Outubro de 2011, passaremos a manhã de novo no Seminário de Cernache, com almoço em Figueiró dos Vinhos no restaurante do nosso amigo e colega Manuel Martins Antunes que cuidará do evento em colaboração com o nosso amigo proencense Luís Barata Tomé.

Até lá, um grande abraço.

Domingos Cardoso Fernandes

Tel. 93 680 23 24

e-mail d.cardosofernandes@hotmail.com