Dia do Município de Proença Trabalhadores homenageados no Dia do Município

30-06-2014 20:35

Decorreram de 12 a 15 de Junho as festividades do Dia do Município. O programa era vasto e dele constaram várias actividades, além de diversos momentos musicais. Neste ano o queijo foi o rei das festas, valorizando assim os produtos locais dele derivados e como vem acontecendo todos os outros produtos que o concelho tem para oferecer. Pudemos também assistir ao teatro de rua, oficinas e atividades para todas as idades e claro a sempre agradável animação musical.
O dia 13, Dia do Município, iniciou-se logo pelas 9 horas com a sessão solene da Assembleia Municipal, no Auditório Municipal, antecedida do hastear da bandeira.
Seguiram-se os discursos das diversas bancadas. Nesta sessão foram homenageados 43 trabalhadores da Câmara que prestam serviço há 25 ou mais anos. Neles, como explicou o presidente da Câmara, João Paulo Catarino, foram representados “todos os que diariamente contribuem para que o concelho seja um território de excelência e para que os serviços funcionem de forma exemplar”.
Terminada a sessão, seguiu-se uma viagem por algumas localidades do concelho, onde foram inauguradas as novas placas de toponímia no concelho do Proença-a-Nova e que, além dos nomes de ruas, têm também QR Codes que permitem aceder a biografias e outras explicações sobre as personalidades ou locais em causa. O projeto inovador contempla um blogue criado especificamente para o efeito, que está sujeito a constantes atualizações e aberto a informações enviadas por munícipes e outros interessados. Foram inauguradas novas placas em Sobreira Formosa, Peral e Pergulho.
Foi ainda inaugurado o campo Senhora das Neves. Ao final da tarde decorreu a apresentação do Plano Turístico para o concelho e que propõe criar um parque temático nas imediações do Centro Ciência Viva da Floresta. Terá  como temática os insetos e particularmente a abelha, pela forte ligação à gastronomia e cultura local, conforme referido na apresentação. O projecto pretende  “conjugar estruturas lúdicas e científicas, assim como oficinas e atividades para todas as idades, além de equipamentos de apoio e zonas de lazer”. A área de intervenção totaliza cinco hectares.
  Foi ainda lançado um passaporte cultural para fidelizar visitantes e que já se encontra disponível. Depois de totalmente preenchido, dá direito a prémio. o presidente da Câmara sublinhou a importância do turismo no contexto local e acentuou “o contributo que se pretende dar para que à iniciativa privada possa ter mais condições”, impulsionando investimentos neste sector. O objetivo é planear intervenções a médio prazo, procurando estar na primeira linha de apresentação de projetos no arranque do novo quadro comunitário de apoio.
A proposta aponta igualmente para a criação de um equipamento cultural no centro de Proença-a-Nova, designado Casa da Memória, que deverá agregar desde o espólio de escavações efetuadas em antas e em fortes até a bibliografia e referências históricas do filósofo e padre Jesuíta Pedro da Fonseca, figura de referência do concelho. A criação de uma Grande Rota pedestre, também com condições para BTT e veículos todo-o-terreno, é outra das novidades. O percurso, com cerca de 130 quilómetros, cruza os diversos alojamentos locais.
A INOVA Startup Proença marcou também presença. A par da apresentação desta incubadora de empresas, decorreu ainda um concurso de ideias de negócio com 3 premiados. Concorreram mais de 20 ideias que cobriram sectores e âmbitos muito diversos, tendo sido eleitos: Andreia Gonçalves (produtos cosméticos naturais); João Mendonça (valorização de matéria orgânica animal e vegetal); Alexandre Leal Freitas (novas aplicações e formas de utilização para o mel). Estes serão, assim, os primeiros incubados da INOVA Startup Proença.
A Festa do Município acolheu milhares de visitantes. Paulo Gonzo proporcionou um dos momentos altos da festa, assim como o espectáculo da Banda Sinfónica do Exército e da Pirotecnica Oleirense, a que se associou o Grupo Coral de Proença.

C.C.