Dia do pai

31-03-2015 11:54

Desde há alguns anos que no dia 19 de Março é celebrado o Dia do Pai.
Para além do aproveitamento comercial da data, em que se propõem as prendas mais insólitas, é importante que os filhos se dêem conta do papel singular que representa nas suas vidas, a figura ímpar do Pai.
Em tempos mais antigos, o Pai representava uma autoridade distante e pouco afectuosa. Creio que essa forma de relacionamento do Pai com os seus filhos se deveria à ideia de que um trato mais carinhoso conduziria a uma quebra dessa autoridade o que era impensável na altura. Hoje, as relações são muito diferentes e, em certos casos, cai-se no extremo oposto: o Pai quer ser visto como Amigo e abandona por completo uma relação respeitosa que enfraquece e mina a importância única que o Pai tem na vida dos seus filhos, como guia e educador.
Desde a nossa infância que os Pais nos dão segurança, o Pai e a Mãe são os modelos que gostamos de seguir e até é comum ouvir uma criança muito pequena afirmar categoricamente: É assim porque o meu Pai disse.
Observando as coisas por outro prisma, chama-nos a atenção o cuidado que os Pais têm na sua relação com os outros membros da família e com as outras pessoas, a sua forma de agir e de falar, porque as crianças observam tudo e, de facto, põem a sua confiança nos Pais, que tendem a imitar.
É pois necessário que os Pais não abdiquem de o ser e que os filhos sintam por eles Amor, Respeito e Reverência, pois só assim se desenvolverão de forma harmoniosa e serão pessoas felizes e equilibradas, capazes de criar e educar bem os seus próprios filhos.
Margarida Raimond
Professora