Entrevista ao investigador Ricardo Martins do Espinho Grande

30-12-2013 11:06

Antigo aluno da Escola Pedro da Fonseca

O jornal “ O Concelho de Proença-a-Nova” tem vindo a divulgar o percurso académico de alguns dos nossos conterrâneos, antigos alunos da Escola Pedro da Fonseca. Numa parceria entre o nosso jornal  e o jornal escolar “ Nova Geração” fomos falar com o Ricardo Martins, do Espinho Grande, freguesia de Proença-a-Nova.

Jornal -Ricardo, nasceste no Espinho Grande, uma pequena aldeia da nossa terra. Podes apresentar-te aos nossos leitores?

Ricardo Martins -Chamo-me Ricardo Filipe Alves Martins, tenho 29 anos e sou natural da aldeia de Espinho Grande. Sou filho de José António Dias Martins e Maria do Carmo Lopes Alves Martins. Desde final de 2002 resido em Coimbra e costumo regressar ao Espinho Grande pelos fins-de-semana (com frequência bastante variável) por onde passo a maior parte do tempo. Normalmente, ocupo os fins-de-semana a ajudar os meus pais nas tarefas agrícolas que haja para fazer, a terminar algum trabalho que tenha restado da semana ou simplesmente a descansar e passear de bicicleta ou a pé pela zona. Como Espinho Grande tem poucos habitantes e a maioria deles já é de idade avançada, tento inteirar-me indirectamente ou pessoalmente como estão, sobretudo de saúde. No Verão, costumo passar uns 15 dias pelo Espinho Grande. Tento acompanhar a actualidade regional de Proença-a-Nova e Castelo Branco através da internet (alguns portais de informação local, site da Câmara Municipal), do Jornal de Proença-a-Nova e boletins municipais (quando estou em casa dos meus pais). A imprensa nacional normalmente é muito focada na atualidade das grandes cidades.

 

- Leia toda a entrevista na nossa edição em papel –