Exercício que provoca alegria no Céu

03-03-2014 11:00

Na Quarta-feira de Cinzas, dia 5 de março, começaremos um novo caminho quaresmal, um caminho que se estenderá por quarenta dias e nos conduzirá à alegria da Páscoa do Senhor, à vitória da Vida sobre a morte. Assim a Quaresma é um tempo especial e promissora como diz São Paulo: «Agora é o momento favorável, agora é o dia da salvação» (2 Cor 6, 2).
Será que alguém ignore a alegria que acontece no Céu quando um pecador se converte? Diz-nos Jesus: “Haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não necessitam de conversão” (Lc 15,7).
Portanto viver a Quaresma é seguir o caminho da conversão, da revisão de vida e da mudança de atitude. No entanto, urge imprimir ritmo e perseverança no caminhar. Como sugestão e inspiração, a Igreja dispõe para todos os fiéis e pessoas de boa vontade de uma riqueza incalculável de textos bíblicos, orações e hinos inspirados…Importa-se agora tomar o caminho:

    Eis o tempo favorável
    Que nos deu a Divindade,
    Para que tenham remédio
    As culpas da humanidade.

    A luz excelsa de Cristo
    Nos traz hoje um novo dia,
    Que nos tira do pecado
    E a salvação anuncia.

    Penitentes, corpo e alma,
    Assim Deus não nos condene
    E nos leve em alegria
    À sua Páscoa perene.

    Renovados pela graça,
    Erguei um cântico novo
    Ao Pai que enviou seu Filho
    A resgatar o seu povo.

O que fazer para se conseguir manter o ritmo e perseverança neste caminhar? Ou ainda, que exercício se requer para provocar a tal alegria no Céu neste tempo favorável, no agora da salvação? Antes de mais reconhecer em cada momento da existência toda a verdade das palavras dirigidas por Deus ao primeiro homem: “Lembra-te, homem, que és pó da terra e à terra hás-de voltar” (Gn. 3, 19). Esta recordação, todavia, liberta o peregrino de muitos obstáculos no seu percurso, como a arrogância, a prepotência, o egoísmo; liberta-o dos sentimentos de superioridade ou inferioridade em relação ao próximo…Depois, naturalmente a Bíblia deve estar presente como uma autêntica bússola. A sua consulta regular é imprescindível, quer na caminhada pessoal quer na caminhada coletiva. Ela aviva sempre esta verdade: “Se o Senhor não constrói a casa, em vão labutam os seus construtores. Se o Senhor não guarda a cidade, em vão vigiam os guardas”(Sl 127,1-2). Por fim, toda esta ação e caminhar da Igreja encontram-se na oração a sua força motriz. Ela deve fazer parte da vida pessoal e da vida familiar. Este exercício da oração encontra na celebração em Igreja a sua força maior. Portanto, que “no agora da salvação”, a celebração do Sacramento da Reconciliação e a vivência da Missa seguida da alegre partilha dos nossos bens com o próximo sejam motivos para a verdadeira alegria no Céu.
Pe. Ilídio Graça