Faça de si uma pessoa mais saudável!

29-09-2011 18:32

Rubrica - “AGIR PARA A MUDANÇA:

Há que prevenir…Para não cair

Esta rubrica é dedicada ao idoso e tem como finalidade ajudá-lo a viver mais saudavelmente. Desta forma, enquanto enfermeiras, a estudar na Escola Superior de Saúde de Portalegre no Curso de Especialização e Mestrado em Enfermagem, o nosso intuito no presente espaço é dissipar-lhe algumas dúvidas, fornecer-lhe pequenas dicas para que se mantenha informado e esclarecido na área da saúde e uma forma de desenvolvermos uma das actividades do nosso Estágio de Especialização em Enfermagem Comunitária.

As quedas, principalmente, para a pessoa idosa, constituem situações reais habituais e incapacitantes para estas, podendo resultar em lesões que contribuem para a perda de independência e qualidade de vida, especialmente a fractura do colo do fémur (fractura da anca) que acontece normalmente após os setenta anos de idade. A prevenção das quedas tem um papel primordial para preservar e promover a independência e a qualidade de vida da pessoa idosa, bem como as consequências graves que delas podem advir.

De acordo com estudos realizados a partir dos setenta e cinco anos, 27% das quedas no homem e 40% na mulher resulta em fracturas.

Diversas alterações ocorridas ao longo do processo de envelhecimento como a perda de força muscular, coordenação motora, lentificação dos reflexos, diminuição da acuidade visual, ou a presença de outras patologias que manifestem vertigens, tonturas, síncopes ou hipotensão postural e factores extrínsecos como má iluminação da casa, superfícies irregulares ou escorregadias, sapatos inadequados, tapetes soltos, objectos mal arrumados, escadas irregulares ou falta de corrimão e também o uso de alguns medicamentos que podem potenciar o risco de quedas, podendo diminuir o estado de alerta ou potenciar tonturas, perdas de equilíbrio ou hipotensão contribuem para aumentar a probabilidade do risco de queda ou mesmo o “medo de cair”.

Medidas que podem ser tomadas para reduzir o risco de quedas:

• Tornar o local onde a pessoa idosa vive num local seguro o que pode ser feito através de,

 Utilização de uma luz de presença no quarto;

 Garantir uma boa iluminação da casa;

 Utilizar tapetes antiderrapantes (ou retirar tapetes);

 Presença de corrimão nas escadas;

 Uso de material de apoio na banheira (uso de bancos específicos para o banho, corrimão e tapete antiderrapante);

 Estar atento à presença de obstáculos no caminho (presença de objectos espalhados, móveis, fios).

• Atenção à existência de pisos irregulares, molhados ou escorregadios, não andando sobre os mesmos nestas condições;

• Uso de calçado adequado com aderência ao piso (solas antiderrapantes), confortável e ajustado ao pé. Evite usar chinelos assim como as roupas largas e compridas, que facilmente podem ficar presas e ser causadoras de quedas;

• Prática de exercício físico regular - caminhadas, ginástica ou prática de desporto (previnem a perda da capacidade funcional. É prioritário que a pessoa idosa continue a realizar as suas actividades da vida diária e pratique outras actividades, mesmo que estas tenham de ser adaptadas as suas capacidades).

As enfermeiras: Daniela Martins, Liliana Duarte, Maria de Fátima Morgado e Maria Hermínia Manso.