Férias, mesmo que seja do tipo caseiro!

16-08-2011 11:05

 O Homem do nosso tempo como o de outrora precisa de fiéis católicos para dar vida e ajudar a viver aquelas sábias e vivificantes palavras do Beato Papa João Paulo II: “Não tenhais medo! Abri, melhor, escancarai as portas a Cristo!”

No dia 24 de Julho, domingo, creio que 53 jovens deixaram-se levar por esta exortação: “escancarai as portas a Cristo”. Assim, foram confirmados, isto é, disseram sim, nós cremos em Ti, meu Deus; dá-nos o teu Espírito Santo, para que nós Te pertençamos totalmente, que nunca nos separemos de Ti e Te testemunhemos com o corpo e com a alma, durante toda a nossa vida, em obras e palavras, nos bons e nos maus dias! Foi com esta aptidão e abertura, mediante o sinal da imposição das mãos e da unção com o Crisma, que obtiveram a força para testemunhar o amor e o poder de Deus com palavras e actos. Eles são agora membros legítimos e responsáveis da Igreja Católica. Ou vão desperdiçar o Dom que receberam? Neste tempo de confusão sobre o valor da oração, da magnanimidade da fé, da natureza da Igreja que leva, muitas vezes, a um profundo vazio existencial, convido a todos estes jovens… a animar o DOM que receberam e nunca deixar de difundir o “bom perfume de Cristo”!

Ao falar de DOM, gostaria de recordar ou homenagear os meus colegas da equipa ou de presbitério que neste mês completaram mais um ano sacerdotal. E porque sabemos que a Igreja funciona à semelhança do corpo humano que tem por cabeça Cristo Jesus, não ficaria bem, se todos os nossos paroquianos, amigos e leitores se associassem comigo para dar os parabéns aos padres José Luís Francisco, Armando Tavares e Virgílio da Mata que neste mês completaram, sucessivamente 40, 37 e 7 anos de vida sacerdotal. E ainda, em uníssono, parafrasear o apóstolo São Paulo: Caríssimos: Exortamo-vos a reavivar a chama do dom de Deus que receberam pela imposição das mãos do bispo do respectivo momento histórico da vossa ordenação. Para terem sempre aquele espírito que Deus sempre dá aos ordenados: espírito de fortaleza, de amor e sobriedade.

Uma vez que chegámos ao fim do ano pastoral, a nossa equipa sacerdotal - padres e diáconos - agradece a todos aqueles e aquelas que não pouparam energia para nos ajudar a impelir a nossa barca rumo a bom porto. Sabemos que dedicaram muito do seu tempo e entusiasmo ao serviço dos outros, para além das suas obrigações profissionais e familiares. Muitos, certamente, sem oportunidade nem serenidade para interrogar sobre o profunda razão do serviço em prole da comunidade.

Ora, felizmente muitos têm a oportunidade de gozar umas férias. Mesmo que estas sejam do tipo “caseiro” são oportunas para se libertarem da rotina e pressão da responsabilidade e olharem no interior de si mesmo. Estas férias, sendo vividas de forma inteligente, isto é, com espaços para respirar, usufruir de gestos pessoais, quer no contacto com a natureza, quer com a família, amigos, particularmente Cristo Jesus, levam-nos a retemperar as forças e retomar a vida digna de pessoa, imagem e semelhança de Deus. Eis o tempo favorável! Retempere as suas forças!

Como habitual, a redacção do nosso Jornal não publica o número de 10 de Agosto, assim desejamos, se é o caso, boas férias aos nossos estimados assinantes e leitores renovando mais uma vez o convite para a festa dos 57 anos do nosso Jornal a fazer história e memória do Concelho de Proença-a-Nova, a realizar-se no dia 13 de Agosto. Desde já, bem-haja pela sua presença e colaboração!

P. Ilídio Graça