II assembleia diocesana sinodal

30-12-2013 11:06

Fé, Evangelização e Vocações na Igreja

 

Ao longo do ano pastoral 2012-13, os fiéis católicos da diocese de Portalegre-Castelo Branco viveram o segundo ano sinodal de reflexão e propositura para a renovação da igreja diocesana. Sob o lema «Fé, Evangelização e Vocações na Igreja», os grupos sinodais debateram seis temas: I. Fé em Cristo e Evangelização; II.O Baptismo, fonte de vida nova em Cristo; III.A Cultura Vocacional; IV.Vocação ao Matrimónio e Vocação ao Ministério Ordenado; V.Vida Cristã Consagrada: religiosa, laical e novas formas de consagração; VI.Caridade e Instituições Sociais da Igreja: princípios de Doutrina Social da Igreja.

A panóplia de contributos recebidosdos grupos foi objecto de análise pela Comissão Redactorial do Sínodo, que elaborou um conjunto de proposições bíblico-teológicas e pastorais contextualizadoras da síntese convergente de 37 propostas  para análise em sede de assembleia sinodal. Para o efeito, e em resposta à convocação pelo Bispo de Portalegre-Castelo Branco, realizou-se no passado dia sete de dezembro a primeira sessão da segunda assembleia diocesana sinodal. Reunida no Seminário de São José, em Alcains, a Assembleia Sinodal iniciou os trabalhos pelas 10h, com a reza das Laudes na capela do Seminário, sob a presidência do Bispo da diocese. Na breve alocução após a leitura da Palavra, D. Antonino dirigiu-se aos membros da assembleia sinodal, desde logo agradecendo a resposta ao apelo, sublinhou as razões da convocação do sínodo e expressou a confiança nos trabalhos desta II assembleia sinodal, obra nossa e do Espírito Santo, com a proteção e a intercessão de Maria, Estrela da Evangelização.

Salientou D. Antonino a necessidade de serem as comunidades “autênticas escolas de fé e de comunhão”, que é preciso fazer uma aposta mais forte na iniciação cristã e na formação de vivência cristã da fé, muito em especial nos agentes pastorais. Sem rodeios, e citando o Papa Francisco, o preclaro Bispo disse: “há cristãos que parece viverem sempre em quaresma, sem Páscoa”. E adiantou ser preciso evangelizar, a evangelização obedece a um mandato missionário dado por Cristo: «Ide e ensinai.» Neste sentido esclareceu que não nos serve uma qualquer administração, precisamos de paróquias comunidade, paróquias de pastoral, com agentes pastorais em atitude constante de saída/missão. As boas estruturas servem quando há uma vida que as anima, a paróquia não é uma estrutura caduca porque tem vida própria e dinâmicas de comunidade. Mas é suposto que esteja de facto em contacto com as famílias e com as pessoas, em atitude de abertura e de acolhimento; a paróquia não é e não pode ser a paróquia de algumas pessoas. É preciso considerar as outras instituições eclesiais, elas são também uma riqueza de todos os séculos na Igreja.

Em alusão clara ao processo de evangelizar e como Anúncio que compete a todos os cristãos em atitude assumida de fé na vida quotidiana e também na família, D. Antonino introduziu o tema da família cristã que vai estar em análise sinodal no ano 2013-14, e sublinhou ainda que a fé surge da pregação e esta da Palavra de Cristo mas a pregação exige estudo, preparação, virtude e piedade. Deixou o Bispo a mensagem de que hoje precisamos de evangelizadores com espírito, agentes que em vez de trabalharem noutros planos e se perderem em burocracias, façam pastoral de evangelização. A Igreja não pode dispensar o pulmão da oração, disse, é preciso rezar, e fazê-lo nas diferentes formas orantes.

Com a invocação de Maria, Estrela da Evangelização, para o bom decurso dos trabalhos, o senhor Bispo deu a bênção final aos presentes na assembleia.

Findos os trabalhos pelas 17h00, a segunda assembleia sinodal reunirá de novo a onze de janeiro de 2014 para, em segunda sessão, se encerrar o debate-reflexão e repropositura pelos sete grupos de trabalho e se proceder à votação das propostas conclusivas do segundo ano sinodal.

Entretanto está já em curso, no ano litúrgico 2013-14, a reflexão e proposição sinodal a nível de grupos paroquiais, até junho 2014, focada no tema «Família – natureza e missão».                                                                    ABS