Nova missão com ímpeto em Cristo Jesus

25-08-2014 16:10

Depois do deserto, novos tempos, desafios novos,…

Na época estival que se apresta a chegar ao fim, muitas pessoas tiveram a oportunidade de gozarem as suas férias; outras andaram contra o relógio à procura de emprego; outras aproveitaram as férias para ganhar mais algum dinheiro e atenuar as suas despesas. Numa ou noutra situação importa sempre ter encontrado oportunidade para realização pessoal e desejável descontração e retempero das forças, quer no ambiente familiar e no silêncio do seu quarto, quer nos convívios sociais da comunidade ou festas populares, e para manter o ânimo levantado na esperança de que é possível construir dias melhores. Esperança que é sempre maior se fundada no espírito cristão.
A festa em honra de Nossa Senhora da Assunção ao Céu em corpo e alma situada no umbigo do mês de agosto e no decorrer das férias de verão é um marco ou uma espécie de bálsamo para a época que se aproxima. Mais do que ser epicentro neste mês do calendário, esta solenidade de Nossa Senhora é um desafio a todos os cristãos a não baixar os braços, uma vez que Ela mostra a nossa futura glória. Entretanto, as festas do Sagrado Coração de Jesus que se avizinham nas nossas paróquias do Peral, São Pedro do Esteval, Cardigos e Proença-a-Nova sugerem-nos a ideia de que ninguém está só. Deus é um Pai que nos ama ternamente. Leva-nos pela mão nos caminhos da vida. Ele está presente antes de nós e à nossa frente!
Sabendo isto, muitos fiéis destas paróquias não se poupam a esforços para participar nas celebrações do Sagrado Coração de Jesus. Na atitude de agradecimento dos grandes favores divinos, além de participarem nos actos litúrgicos, dispõem-se a fazer as suas ofertas em bens agrícolas e/ou valores monetários ou então colaborando no arranjo e leilão das fogaças.
Na vida de Cristão importa ser firme e inabalável na fé, procurando continuamente progressos na obra do Senhor, sabendo que qualquer fadiga não é inútil no Senhor.
Está à porta a época do início do ano escolar e por isso já está no ar a ardente preocupação na aquisição dos livros e também a corrida em arranjar alojamento para os estudantes que vão estudar fora da terra. É também a época de forte preocupação na organização e programação do ano pastoral. Para ambas as situações é preciso encontrar resposta ajustada.
Nesta época em que as férias vão ficando para trás e a preocupação e a ansiedade próprias do início de novos tempos, como o ano escolar e o ano pastoral aumentam, contemos com a presença amorosa e real do amor de Cristo. Agora, importa lançar-se cada um de nós e cada comunidade em direção à meta, em vista do prémio do Alto que Deus nos chama a receber em Cristo Jesus. Por isso, lança-te para a meta inteiramente penetrado de sincero amor fraterno que, sem fraquezas ou simulações, enfrenta todas as situações, sem excluir ninguém. Porque “Se tem o dom do serviço, que o exerça servindo; se do ensino, que ensine; se é de aconselhar, aconselhe; se é de distribuir donativos; faça-o com simplicidade; se é de presidir à comunidade, faça-o com zelo; se é de exercer misericórdia, faça-o com alegria (Rom12,7-8).                           Padre Ilídio Graça