“O dia em que o sol bailou”: Santuário de Fátima apresenta

13-10-2015 18:40

 Coreografia evocativa   da última aparição

 

 “O dia em que o sol bailou” é o título da obra coreográfica alusiva à última aparição da Virgem Maria na Cova da Iria, a 13 de outubro de 1917, que vai ser apresentada em maio de 2016 no Santuário de Fátima, revelou hoje a sua sala de imprensa. 

A afirmação «sou do Céu», enunciada por Maria aos pastorinhos aquando do primeiro encontro, constitui «a semente» do projeto, e é com ele que a companhia “Vortice Dance Company”, sediada em Fátima, iniciará o espectáculo.

A génese criativa passou a etapa da investigação dos conteúdos, estando agora «numa fase de pesquisa e de construção de todo o grafismo que servirá de suporte ao espetáculo», explicaram os coreógrafos e bailarinos Cláudia Martins e Rafael Carriço. 

«Quando falamos em pesquisa, falamos na criação de vários caminhos e na triagem dos mesmos. Trilhos que criamos e que de uma forma orgânica e criativa nos permitem fazer a simbiose de um conteúdo temático muito específico e sublime do ponto de vista humano e espiritual, com uma linguagem artística contemporânea e multidisciplinar», referem. 

Os autores sublinham que a sua criação incide sobre os aspetos que mais os «sensibilizam e surpreendem» na história e «extensão da palavra de Nossa Senhora de Fátima no tempo e no espaço, que será o mesmo que dizer, até aos dias de hoje e no mundo inteiro».  «É nesta fase que estamos a definir as partes que realmente pretendemos descrever de forma literal e fidedigna, como certos pormenores da vida dos pastorinhos e os factos a partir dos quais pretendemos criar metáforas com situações dos dias de hoje», mostrando a atualidade das aparições, tendo em conta que «as artes performativas além de questionarem e de transformarem, também podem ser um veículo de mensagens».

O segundo trabalho da “Vortice Dance Company” para o Santuário de Fátima pretende «criar um formato artístico inovador, que reflita a essência da Mensagem de Fátima na sua plenitude. O ontem, hoje e amanhã, tocados pela força mobilizadora da fé e da oração; um espetáculo diferente que seja transversal às diferentes gerações».

A coreografia vai ser apresentada no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, nos dias 11, 13 e 15 de maio. 

A primeira encomenda do Santuário à companhia de dança ocorreu em 2006, com a peça “A solo com os anjos”, desenvolvida para as celebrações dos 90 anos das aparições do anjo na Cova da Iria. A coreografia foi apresentada em várias cidades portuguesas, tendo sido levada, a convite da embaixada de Portugal em Marrocos, a Rabat e Casablanca.

[(https://www.snpcultura.org/o_dia_em_que_o_sol_brilhou_santuario_fatima_apresenta_coreografia.html, Rui Jorge Martins, Publicado em 22.09.2015]