O papel e o digital na Imprensa Regional

03-03-2014 11:36

Assembleia Geral da AIC
Decorreu no passado dia 14, de Fevereiro, em Fátima, a 23ª Assembleia Geral da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC), que contou com a presença de 40 associados.
Teve como tema base para reflexão, a relação entre a publicação em papel e a aposta no digital, visando criar uma “marca”.
Foram convidados para falar deste tema, o Dr. Leonídio Ferreira, Diretor Adjunto do jornal Diário de Notícias, e a Drª Helena, responsável pela parte digital do jornal.
A formação teve início às 10 horas com o tema “Papel ou Digital? No fim ganha a qualidade”, apresentado pelo D. Leonídio, que defendeu a tese de que apesar de toda a evolução tecnológica na era do digital, “o papel permanecerá”. Fez uma breve resenha histórica da evolução dos Mass Média em Portugal e no mundo. O digital ocupa neste momento um espaço considerável, “roubando” espaço ao papel, e por isso o futuro traz grandes desafios nesta área. Salientou que realmente a edição impressa apresenta cada vez mais quebras na sustentabilidade e o digital ainda não consegue um suporte financeiro. Uma situação complicada que é necessário gerir com sabedoria e qualidade.
Desafiou os jornais a implementar uma marca, “qualquer publicação tem de começar a ser vista como uma marca”, a habituação e fidelização das pessoas tem que ser feita, “tem que haver uma identidade aliada à qualidade”  e que “os conteúdos não podem ser exatamente iguais” para o online e o papel, disse. Salientou ainda que, para que o papel não seja uma mera repetição da versão online, “é preciso que acrescente valor, dando algo às pessoas para pensar sobre as notícias que leram”. Destacou a “vantagem” da imprensa cristã, que não sendo por norma uma imprensa diária, permite-lhe criar “ritmos” que não vão à partida entrar em conflito com o papel.
A Drª Helena salientou o papel do on-line, ou seja, saber no exato momento o que está a acontecer em qualquer parte. Destacou ainda a necessidade da qualidade também no on-line. O desafio neste caso passa muito pela criatividade.
Depois do intervalo, aconteceu a apresentação do Orçamento Previsional e Plano de actividades para 2014, relatório de gestão e contas do exercício de 2013. Apreciação geral da direcção e parecer do conselho fiscal. Com o parecer positivo do Conselho Fiscal, tendo proposto um louvor à Direção, pelo seu empenho e competência, todos os pontos mencionados foram aprovados por unanimidade.
A próxima atividade a destacar é o congresso marcado para São Bento da Porta Aberta, a 23, 24 e 25 de Outubro de 2014. O tema do Congresso foi abordado, tendo sido apresentadas algumas sugestões que foram anotadas, decidindo-se posteriormente.  Em declarações à Agência Ecclesia, o cónego João Aguiar Campos, diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja e presidente da mesa de Assembleia Geral da AIC, referiu que “o digital não pode ser posto de parte, porque é o futuro, para rejuvenescer leitores, consumidores dos nossos meios de comunicação social regionais. O grande desafio é saber encontrar nichos de mercado a quem este tipo de leitores e a quem estas regiões concretas do país possam realmente interessar”.