Pensamentos Existenciais VII

02-11-2011 14:24

11 - A estratégia da vida animal

 

A vida animal é um jogo dependente duma estratégia. Cada ser vivo desenvolve a sua e utiliza as “armas” que possui para sobreviver.

É o jogo do gato e do rato, da presa e do predador, da caça e do caçador...

Portanto, nas cadeias alimentares da Natureza, há seres que são sacrificados para a sobrevivência de outros – é a lei da vida biológica.

Na estratégia de sobrevivência, no mundo animal, está implícita a luta constante onde as dores e o sofrimento de uns são as alegrias e o sucesso de outros!

Porém, estas noções sofrem profundas alterações quando entram em confronto com as características da natureza do Homem e o privilégio da racionalidade que recebeu para o seu desenvolvimento cultural e a evolução do seu espírito.

Deste modo, o Homem, embora tenha que sacrificar, por vezes, outros seres para a sua sobrevivência, tem o dever, inerente à sua condição de ser inteligente, de evitar o sofrimento desnecessário aos outros animais! Nem por simples teoria, sequer, deve aplaudir ou fomentar lutas entre animais que só existem para gáudio dos desocupados e sadismo dos transviados da Moral e da consciência do existir e do viver!