Plano Pastoral Diocesano foi apresentado

19-11-2010 10:31

 

Foi apresentado no passado dia 30 de Outubro, na Sertã, o Plano Pastoral Diocesano. Meia centena de pessoas vindas das diversas paróquias do Arciprestado IV, tomaram contacto com os temas do Guião. O Sr. Cónego Bonifácio fez a apresentação dos temas. Os diversos animadores, reuniram depois em grupos e cada um preparou um dos temas. No final, no grande grupo, apresentaram as conclusões.

À semelhança dos anos anteriores, o Guião de 2010/2011 contém duas partes: na 1ª parte o Calendário das actividades pastorais; na 2ª parte os Temas de estudo para os grupos paroquiais.

A 1ª parte abre com o lema que nos conduzirá: Igreja diocesana, que dizes de ti mesma? Dois grandes objectivos para este ano pastoral: Clarificar a identidade da Igreja e Esclarecer as pessoas sobre o que é o Sínodo Diocesano.

À luz deste contexto, os Secretariados diocesanos, as paróquias, as comunidades, os movimentos, as associações e obras foram convidados a elaborar o respectivo programa, com os objectivos e actividades próprios, mas convergentes com os objectivos do ano pastoral. O Guião desenvolve 14 temas que visam ajudar os membros dos grupos paroquiais a alcançar os objectivos.

Nestes grupos, todos os seus elementos são chamados a contribuir para o bom fruto da reflexão pessoal e comum. De entre eles sobressai a função do Animador do grupo. Os grupos reúnem de quinze em quinze dias.