Pensamentos existenciais

24-02-2012 15:23

19 – A complexidade do conhecimento

O problema do Conhecimento faz parte integrante da Vida. Por isso tem evoluído de acordo com as várias civilizações da Humanidade.

À maneira que avançamos no Tempo, o Conhecimento torna-se mais vasto e complexo. O conhecimento moderno avança de tal modo que investigadores e cientistas se confessam incapazes de o acompanhar na sua globalidade!

As pessoas comuns têm acesso ao Saber através das investigações dos cientistas e das deduções dos filósofos e, por isso, dependentes dos seus estudos e conclusões.

Porém, convém seleccionar as fontes donde provêm os esclarecimentos e, sobretudo, avaliar as ideologias que estão subjacentes nas teorias tendenciosas e nos falsos métodos filosóficos!

Infelizmente, em todas as actividades humanas, há sempre quem subverta a Verdade e dê primazia aos seus interesses e convicções, em desfavor da Ética e do Dever!

Neste caso, em vez de simplificarem e contribuírem para a aquisição do Conhecimento, tornam-no mais confuso e transformam-no, em muitos casos, em verdadeira tragédia intelectual para todos!

No entanto, a complexidade desaparece, se colocarmos o problema em termos simples e acessível a toda a gente.

Podemos dividir o Saber em duas partes distinta: o saber exacto ou científico e o saber especulativo ou filosófico.

O saber exacto é adquirido através de estudos e investigações e é acessível à nossa racionalidade; o saber especulativo serve-se do Pensamento, é formado por mistérios e conjecturas e está sujeito a deduções prováveis ou filosóficas.

Assim, todo o conhecimento é incompleto, todas as obras inacabadas, todos os pensamentos imperfeitos!

Mas, se esperássemos até que fosse possível chegar à perfeição da Verdade Absoluta, esperaríamos eternamente!...

Prof. Fernando Santiago Domingos