Proença-a-Nova recebeu reunião da Cáritas do Arciprestado da Sertã

03-03-2014 11:37

Decorreu, no dia onze de Fevereiro, no Salão Paroquial de Proença-a-Nova, uma reunião convocada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Social da nossa diocese, com elementos Cáritas do Arciprestado da Sertã. Tratou temas como:  Desenvolvimento do Projeto-“+ Próximo”; Criação do Observatório Social de iniciativa da CEP; Divulgação da 5ª Assembleia Diocesana da Pastoral Social; Apresentação do Projeto Transfronteiriço e do Mapa de recursos.
O Sr. Bilé, orador da reunião, falou da ação social da igreja, frisando que ninguém está dispensado de fazer o bem, nem se pode aliar do bem que os outros fazem.
Focou o serviço direto que a Cáritas pode realizar trabalhando em rede, o que é enriquecedor. Havendo coordenação, não há o perigo de colidir com apoios de outras instituições.
Há necessidade de conhecer a comunidade, para poder intervir socialmente. O pároco, acima de tudo, deve conhecer as necessidades da sua comunidade.
O Projeto“+ Próximo” consiste num projeto de formação contínua dos agentes/grupos paroquiais de ação social para que consigam acolher os seus semelhantes, não apenas como “o outro” mas como “o próximo”, conforme a imagem do Bom Samaritano. Os conteúdos deste projeto estão distribuídos por 8 módulos.
Em Proença-a-Nova e Sobreira Formosa, os elementos do Núcleo Alargado da Cáritas já receberam formação.
Falou-se ainda do papel do Observatório que faz a análise da estatística e o cruzamento de dados dos casos atendidos em cada núcleo. A Diocese de Portalegre Castelo-Branco foi “piloto” na criação do Observatório.