“Retiremo-nos sozinhos para um lugar deserto, para que descanseis um pouco”

29-07-2014 15:42

Os meses de julho e agosto são de certa forma uma ponte entre o final e o início do ano pastoral. É um tempo de férias. Este tempo é um desafio, sobretudo às famílias que sofrem por ausências e desencontros devido ao apertado ritmo de trabalho, a encontrar o clima sereno e a atmosfera tranquila para momentos de diálogo em família e para viver a intimidade familiar. O tempo de férias é também oportunidade para fazer emergir as exigências e os projetos de cada um.
Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, vendo o stresse e o cansaço dos seus discípulos, disse-lhes: “Retiremo-nos sozinhos para um lugar deserto, para que descanseis um pouco” (Mc 6, 31). Este convite de Jesus é na verdade um desafio a sair da rotina, a fugir do ambiente habitual de vida, para mergulhar serenamente noutros ambientes ou ocupações que possibilitem encontrar-se consigo mesmo e com os outros.
As féria não são uma questão de modernidade ou uma motivação casual, mas algo que desde sempre está previsto nos planos de Deus: “Deus terminou todo o seu trabalho; e no sétimo dia, Ele descansou de todo o seu trabalho” (Gen 2,2). Este convite de Jesus estende-se até aos nossos dias para alcançar as numerosas famílias, para alcançar todas as pessoas.
 Infelizmente, deparamos com uma multidão de trabalhadores que ainda nem sequer foi bafejado pelo tributo “férias” e, por isso, existe e atua no campo do trabalho como uma autêntica máquina. Outros, por dificuldades económicas ou de trabalho, por motivos de saúde ou outros problemas, não conseguem esta oportunidade de descanso, nem ao menos para ouvir o coração palpitar ao lado de quem mais gosta e degustar a frescura duma singela limonada.
No entanto, independentemente da situação em que se encontra a pessoa e ou a família, grita por um momento para quebrar a rotina e as demais pressões e encontrar espaço e tempo para escutar o silêncio, para estar com o outro e com a natureza, para sentir a intimidade familiar (…) sob o grave risco de se perder a si próprio, a família…
Felizmente podemos nos gloriar pelo facto da nossa Igreja, em muitos cantos do mundo, ter uma organização pastoral adequada para responder ao convite de Jesus: “Retiremo-nos sozinhos para um lugar deserto, para que descanseis um pouco”. Assim aconteceu na nossa Unidade Pastoral.
Desejamos boas férias aos nossos catequizandos e a todos os nossos catequistas. Depois de um ano pastoral naquela correria escola/catequese e emprego/catequese, que foi muito gratificante, agora com a sensação da missão cumprida, eis que sabe bem este mergulho: “Retiremo-nos sozinhos para um lugar deserto, para que descanseis um pouco”. Desejamos umas boas férias a todos os membros dos grupos sinodais, a todos os movimentos da nossa Unidade Pastoral e aos paroquianos que também não pouparam esforços para que a barca de São Pedro continue a sulcar os mares da vida por terras de S. Tiago Menor, de S. Pedro da Cadeira e de Nossa Senhora da Assunção.
É uma graça maravilhosa envolvermo-nos neste alegre movimento dos nossos emigrantes que chegam de férias para se reencontrarem com os familiares, amigos e tudo o resto. Assim como a ida e vinda dos nossos amigos paroquianos que rumam até outros lugares para gozar as merecidas férias.
Na onda deste período estival de ir e voltar, continuamos a fazer a ponte do fim e do início do ano pastoral. Nesta ponte, as festas dos santos populares continuam a dar espírito e vida às nossas aldeias e paróquias, estimulando grandes encontros familiares e paroquiais e a motivar os arraiais. Depois da festa em honra da Rainha Santa Isabel, nos dias 4 e 6 de julho, no Malhadal, e das festas de Vergão em louvor a Nossa Senhora de Fátima e das Corgas na devoção a Nossa Senhora do Carmo, nos dias 18, 19 e 20 de julho, seguem-se, de enre outras, a festa nos Casais em honra de São Lourenço, no dia 10 de agosto, e a 15 de Agosto a solenidade de Nossa Senhora de Assunção padroeira das paróquias de Cardigos e Proença-a-Nova. Isto tudo e outras festividades, como a festa do bodo em São Pedro do Esteval, casamentos, batizados, Missas dominicais e feriais, levam-nos a sentir que as férias implicam ainda mais a presença de Jesus. Por isso, “Retiremo-nos sozinhos para um lugar deserto, para que descanseis um pouco”. Realmente, Ele não disse “retirai-vos”, mas sim “retiremo-nos”, porque Ele quer estar sempre presente.
Aproveitando o convite de Jesus, o nosso jornal “O Concelho de Proença-a-Nova” retira-se de férias na edição de 10 de agosto e volta a 25 de agosto. Assim, desde já desejamos a todos os nossos assinantes, leitores, colaboradores e amigos que esta pausa sirva para o repouso esperado, sirva para restabelecer a mente e o corpo. E que a ponte referida sirva para levar os desafios do Ano Pastoral 2014 / 2015, com o tema diocesano: “Igreja viva – Sacramento da Salvação”.
Padre Ilídio Graça