Ser Voluntário

25-08-2014 16:10

Gosto muito de ser voluntária.
É um papel importante da minha vida, criar objectivos e expectativas que proporcionem melhoria e qualidade de vida de pessoas e comunidades.
Na sociedade actual reconhece -se que o voluntariado tem um espaço próprio de actuação, cujo trabalho se situa numa linha de complementaridade do trabalho profissional e nas instituições.
No voluntariado temos que actuar de uma forma livre, desinteressada, responsável e com muito amor ao próximo.
Perante Deus e perante os homens, através do testemunho, o trabalho do voluntário, são obras e gestos esculpidos no livro da vida em letras de ouro que o tempo não apaga.
Trabalho com idosos.
Tento ajudá-los a viver serenamente, valorizando a sua experiência, a aceitar as suas limitações como algo natural e fecundo de riqueza interior.
O voluntário deve tornar sãs as instituições  e as condições  de vida no mundo, para que todas se conformem com as regras da justiça e favoreçam a prática da virtude.
Os idosos com quem trabalho têm histórias de vida lindas. Todo o voluntário sai mais rico  quando semeamos e nos damos inteiramente, mesmo que não vejamos frutos, nem correspondência, nem agradecimento, nem benefício pessoal.
O Senhor ensina- nos a dar liberalmente sem calcular retribuição alguma. Um dia recebê-la- emos em abundância.
Luísa Loureiro