Todos precisamos de ser curados

17-11-2010 18:05

 Num dos domingos de Outubro, a liturgia apresentou-nos a cura do comandante sírio Naamã pelo profeta Eliseu e a cura dos dez leprosos por Jesus Cristo. Dez é um número simbólico na Bíblia, e no episódio da cura dos leprosos significa também toda a humanidade : todos precisamos de nos apresentar a Jesus para que nos cure, nos lave de todo o mal e de todo o pecado.

Nas capelas de Lameira d’Ordem e S.Pedro do Esteval, no momento da apresentação das ofertas da comunidade, um grupo encenou um momento de lavar as mãos, como mostra a foto. Enquanto um jovem lavava as mãos com água derramada de uma jarra e se lhe apresentava uma toalha, o celebrante explicava assim o acto simbólico: “Este gesto de lavar as mãos simboliza o nosso desejo de ser lavados de toda a lepra do pecado, do mal: das ofensas, da inveja, da preguiça, do rancor,do egoísmo,do desamor.

Limpos de toda a maldade, desejamos ser sinais mais atraentes de Jesus Cristo, vivendo como Ele viveu, amando a todos como Ele amou .

Juntamente com as ofertas que agora trazemos ao altar, aceitai também, Senhor, a oferta da nossa vida de mãos limpas e de coração puro. “

Está quase a chegar o Advento. Advento é tempo de conversão, de caminhada, de espera da vinda de Jesus. Ele veio um dia, é certo, mas volta cada dia no irmão que precisa de nós.