Vendidas 900 tigeladas na Feira

25-08-2014 16:06

Bazar noturno foi novidade na edição deste ano

As cerca de 900 tigeladas confecionadas para a Feira da Tigelada, realizada no centro de Proença-a-Nova, esgotaram por completo, apesar do aumento de cerca de 50% da quantidade disponível em relação à edição do ano passado. Novidades como o pastel e a queijada de tigelada foram igualmente apreciadas e no final da noite as 19 associações participantes tinham apenas produtos como mel, limões e chás ainda em stock nos expositores.
A Associação do Vale da Mua conquistou o prémio “Tigelada de ouro”, com uma receita tradicional que inclui a abóbora entre os ingredientes. Participaram na prova cega, a cargo de três membros do júri, dez associações.
O Pergulho foi distinguido como expositor com a melhor decoração, enquanto no artesanato o prémio foi atribuído à banca VerdeAmendoim.
A par da tigelada de abóbora, na feira encontrou-se também a variante de tigelada de água, além das receitas tradicionais com e sem leite de cabra. O Município está a iniciar o processo para certificação deste doce característico do concelho. As ruas decoradas com tecidos coloridos surpreenderam público e moradores e os Tok’Avakalhar, do Paul (Covilhã), animaram o evento percorrendo as ruas de Santa Cruz, Rossio e Igreja com os sons da gaita-de-foles e dos bombos.
O comércio esteve aberto nas ruas abrangidas pelo evento.
Este ano realizou-se um bazar noturno, com participação de 14 artesãos. Bijuteria, têxteis, cestas de verga, malas e cosméticos à base de produtos naturais foram alguns dos artigos disponíveis. Registou-se ainda a participação de um Município convidado e também a melancia das “Hortas de Idanha” esgotou durante a noite.